domingo, 20 de março de 2011

Coluna Partidos Políticos - PT e a PEC dos Vereadores

CÂMARA MUNICIPAL: PT DEFENDE O AUMENTO DAS VAGAS

 

A Câmara Municipal de Ubatuba têm até o mês de outubro para incluir as novas vagas na lei orgânica do município. A mudança, surgida com a Emenda Constitucional nº 58, oriunda da PEC dos Vereadores, estabelece que as casas legislativas tem até um ano antes do próximo pleito para se ajustar à mudança. De acordo com a nova lei, o numero de vagas aumenta em Ubatuba de 10 para 15, proporcional a nossa população de 78.870 habitantes. 

A Emenda Constitucional nº 58 estabeleceu 24 faixas populacionais para a fixação da composição das câmaras. Com isso, em todo o Brasil, foram criadas mais 7.816 vagas nas casas legislativas e a lei garante que o custo com os novos parlamentares diminui, de acordo com os novos cálculos e percentuais estabelecidos.
O aumento das vagas sem o aumento no orçamento vai fortalecer o debate sobre assuntos de interesses da cidade na Câmara Municipal, vai fortalecer a representatividade das comunidades e dos demais setores da sociedade. Mais vereadores contribuem para a divisão do poder o que fortalece a política do ponto de vista democrático e institucional, dificulta a centralização e o fisiologismo político. Aumenta a possibilidade de moralização política, pois dá a chance  de se elegerem aqueles  políticos mais bem intencionados ou com menor poder aquisitivo nas campanhas,  resultando  em mais seriedade ao processo legislativo. Para tanto,  vamos dialogar com todos os partidos políticos do município e mobilizar os interessados em sair candidatos a defender o aumento das vagas na Câmara Municipal para as próximas legislaturas.

Gerson Florindo
Presidente do PT de Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário