sexta-feira, 25 de março de 2011

Exemplo a ser Seguido (Estrada Reconstruída em Seis Dias)


Na foto, a imagem de cima é do dia do terremoto. Abaixo, como a via ficou após a reconstrução. (Fonte Yahoo Notícias)

Diz a sabedoria popular, na maioria das vezes anônima, que “as palavras convencem, mas os exemplos arrastam”.
A grande questão é qual exemplo que se toma como referência, como modelo. O que distingue a qualidade do ser humano é a qualidade da sua opção do exemplo como modelo a ser seguido. A escolha do modelo a seguir é que revela a qualidade dos valores morais da pessoa.

O que as fotos demonstram de forma muito clara são os valores morais e culturais do povo japonês, que revela sua grande responsabilidade social - seu senso de cidadania. Cabe chamar a atenção sobre, na foto da estrada destruída, na qual se observa, em corte vertical, que a composição da estrada que foi destruída revela a qualidade com a qual foi construída, demonstrada pela espessura das camadas da base e do asfalto que a constituíam.

Em especial, com relação ao meso tema, é de se ter atenção à reconstrução da rodovia Oswaldo Cruz. Não se tratou de fazer os reparos aos danos causados por anos de uso e de falta de manutenção adequada. Não foram feitos reparos na estrutura, tapando-se buracos e as guias danificadas. Na realidade, como os fatos demonstram, se reconstruiu uma nova estrada sobre o leito da antiga, feito com qualidade de alto padrão e modernidade, comparável às melhores estradas do Estado, que são as melhores do país.

Este é, certamente, um exemplo a ser seguido. No caso de Ubatuba, o que se nota é sempre meramente se tapar os buracos existentes no asfalto das ruas e, além disto, tapar os buracos com péssima qualidade, de tal forma que, em alguns poucos meses, os buracos voltam e maiores ainda.

Se for necessário fazer reparos no piso das ruas, obviamente, só é aceitável que se os façam como deve ser feito, ou melhor, que devam ser refeitos com o piso das ruas, com a qualidade adequada, como no exemplo que vemos nas fotos, do ocorrido no Japão.

Elias Penteado Leopoldo Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário