quarta-feira, 23 de março de 2011

O Papel das Associações de Bairro

As associações de bairro possuem um papel extremamente importante em qualquer município, quando utilizadas no intuito de garantir, à comunidade que representam, voz junto às administrações municipais. Quando as associações de bairro optam a se submeterem às vontades dos que ocupam temporariamente cargos e funções na gestão do município, em detrimento dos interesses de seus associados, tais associações tendem a desaparecer.

As associações de bairro devem ser vistas, tanto por seus associados, como pelo poder público, como mini ouvidorias. Tais ouvidorias teriam a função de coletar supostos problemas ou reclamações dos associados sobre às condições do bairro e dos serviços prestados pela municipalidade. Como é natural no ser-humano sempre querer mais, seria também papel das associações de bairro controlar os associados mais afoitos e suas idéias de cunho meramente individual ou até mesmo impraticáveis, quer pelo custo, quer pela inviabilidade em função das condições do município e dos demais cidadãos que nele vivem.

Viver em sociedade é uma busca incessante por soluções para os problemas que surgem todos os dias. Referida busca não pode e não deve ser considerada como um entrave para a realização dos trabalhos que compõe uma associação de bairro. 

O município ideal ou bem sucedido é aquele em que os administradores públicos não são pessoas que ocupam seus cargos para satisfazer seus egos, seus interesses ou vontades pessoais. Nesses municípios os administradores públicos se consideram como uma das engrenagens que poderá propiciar aos cidadãos uma vida melhor e mais digna, sendo que, as associações de bairro são as demais engrenagens.

Quando um município não funciona adequadamente ou não corresponde aos anseios de seus moradores é porque há mais pessoas que não cumprem seu papel de cidadão e não somente as que possuem cargos públicos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário