sábado, 16 de abril de 2011

Ciclofaixa e ciclistas: Ô falta de educação!

Quem usa as ciclofaixas de Ubatuba, ou seja, a maioria da população, precisa ter bom senso e respeitar as regras de trânsito. Isso mesmo. Pouca gente se dá conta - apesar das placas e sinalizações - de que há regras para utilizar as ciclovias.

Em primeiro lugar, as ciclovias são destinadas apenas para ciclistas. Estes devem respeitar o sentido e nunca andar na contramão...mas insistem em desrespeitar as regras...

Sem contar quando casais insistem em andar de mãos dadas ou turmas de amigos que andam em “bandos” um do lado do outro...

Tudo bem, sabemos que pedestres e motoristas também não costumam respeitar as ciclofaixas. Tem gente que adora caminhar ou fazer corrida na ciclovia. Ainda tem aquelas pessoas que andam com carrinho de bebê na pista. Tem motorista que estaciona na ciclovia. Outros estacionam no local correto, mas não olham ao abrir a porta de seu carro e “puft”, lá vai mais um ciclista para o chão...

Mas tem também aqueles ciclistas que andam na contramão e “acabam atropelando” um veículo. Coitado do motorista. Ele estava prestando atenção apenas no sentido correto da via e acaba sobrando para ele.

Vamos fazer o seguinte? Quem for caminhar ou fazer corrida, deve usar a calçada. Tudo bem que algumas calçadas da cidade estão em estado lastimável, mas isso é outra história.

Quem estiver andando de bicicleta, por favor, não ande em grupo, um ao lado do outro, fazendo aquele paredão que bloqueia totalmente a pista, é o cúmulo da falta de educação! Ciclista não ande na contramão!!! Quem está pedalando, deve manter a direita sempre. Antes de parar, é aconselhável levantar um dos braços para sinalizar a quem vem atrás. Vale também sinalizar no caso de entrar à direita ou esquerda.

Motorista, ao estacionar, por favor, olhe ao abrir a porta!

Ubatuba tem um número enorme de bicicletas. Parece que são duas bicicletas por habitante. Cuidado gente, senão a cidade será obrigada a fazer ao invés do rodízio de carros, rodízio de bicicletas. (CZ)

Cristiane G. Zarpelão
Assessora de Comunicação
Associação Comercial de Ubatuba
MTB 43.357
e-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
site: www.aciubatuba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário