sábado, 9 de abril de 2011

Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte

É impressionante a quantidade de desinformados que se manifestam através da internet, tomando posições em defesa do Convention Bureau de Ubatuba, presidido por Luiz Felipe Azevedo, que em um ato no mínimo estranho, resolveu brincar de Madre Tereza, solicitando exoneração do cargo de Secretário Municipal e assumindo uma função voluntária e sem remuneração na presidência da entidade, recem e estranhamente criada.

Independentemente dos aspectos legais envolvidos na questão, através das publicações efetuadas pela própria assessoria de comunicação da prefeitura de Ubatuba, é possível, mais uma vez, constatar que algo de muito estranho aconteceu. Se Ubatuba já fazia parte do Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte (com sede em São Sebastião), qual os motivos de criar um novo em concorrência ao já existente?

Cabe lembrar que o mesmo Eduardo Cesar, na qualidade de prefeito, e Luiz Felipe Azevedo, na qualidade de secretário de Turismo, apoairam, em 2007, o Convention regional. Abaixo a íntegra das publicações realaizadas em 2007 pela prefeitura de Ubatuba.

PUBLICAÇÕES PMU
02/04/2007

Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte elege diretoria

Duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, para apresentar os objetivos do Convention Bureau e seu plano de ações. O Conselho Municipal de Turismo deu parecer favorável à adesão de Ubatuba
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Comercial convida o empresariado ubatubense para participar da eleição para a Diretoria do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB). O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 2, no Porto Grande Hotel, em São Sebastião, que fica na Av. Guarda Mor Lobo Vianna, 1440.

Durante esta semana, duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, no sentido de apresentar os objetivos do Convention Bureau do Litoral Norte e seu plano de ações aos empresários e ao Conselho Municipal de Turismo, que deu parecer favorável à adesão de Ubatuba ao grupo.


Fomento da atividade turística

O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux.

Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, o Convention Bureau é formado por áreas afins que se unem em prol do fomento da atividade turística, criando calendários de eventos e pacotes turísticos e divulgando a destinação que se deseja fomentar. Ele afirma que o caminho mais curto para o contato com a Embratur é por meio da Federação.

O secretário ressalta ainda que o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."


Plano de ação

O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CD's multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas.


Aos interessados em participar

Os interessados em se filiar ao Convention Bureau do Litoral Norte devem entrar em contato com a Associação Comercial de Ubatuba. Para participar da votação, o empresário deverá preencher uma ficha de adesão e contribuir com o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Essa ficha autoriza a votação na primeira eleição do Conselho Diretor e Fiscal do LNSPC&VB. Posteriormente deverá ser preenchido o Termo de Filiação com os demais dados da empresa. Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

16/05/2007

Convention Bureau inicia planos para divulgação do Litoral Norte

O grupo é formado por representantes de associações comerciais, secretarias de turismo e empresariado, e tem como objetivo promover o Litoral Norte como importante destino turístico
Dando seqüência às atividades do “Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitor Bureau” (LNSPC&VB), que visam divulgar e realizar ações de fomento ao turismo na região, uma reunião foi realizada no último dia 10, na Secretaria de Turismo de São Sebastião. Participaram do encontro os quatro secretários de Turismo das cidades envolvidas e demais membros da diretoria. Na ocasião, foram discutidas estratégias para divulgar o Litoral Norte nas principais feiras de turismo do país e do exterior, durante o segundo semestre deste ano.

O LNSPC&VB foi formado oficialmente em meados de março e já conta com uma diretoria formada e planos de ação definidos. O próximo passo é buscar a adesão do empresariado de todo o Litoral Norte. Em breve, o presidente do LNSPC&VB, Eduardo Cimino, que é, também, vice-presidente da Associação Comercial de São Sebastião, virá a Ubatuba, com o objetivo de apresentar as propostas ao empresariado local.

Desenvolvendo o turismo
O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada, em parceria com o poder público e entidades afins. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitor Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Segundo o vice-presidente do LNSPC&VB, Ieve dos Mares Rios Filho, que também faz parte de um dos grupos de trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Turismo, o Convention Bureau é formado por setores que se unem em prol do desenvolvimento da atividade turística, criando calendários de eventos, pacotes turísticos e divulgação do destino que se deseja fomentar. "Por essa razão, é tão importante a participação do empresariado. Estamos propondo a união de pessoas das quatro cidades para que a região como um todo seja beneficiada e as qualidades de cada município sejam ressaltadas em suas particularidades", afirma Ieve.

Para o secretário de Turismo, o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas mais diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."

Plano de ação
O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CDs multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas.

2 comentários:

  1. Quanto mais se faz pelo turismo, melhor... Talvez agora possam prestar uma consultoria qualificada ao empresariado do setor...

    Implantar uma central de marketing nacional e internacional, com atendimento multilíngue e serviços de consultoria especializada para o setor seria uma medida que pode mudar a cara de nosso município, mesmo a curto prazo... Será que estão pensando em fazer isso?

    ResponderExcluir
  2. Isso será ótimo para ubatuba, se realmente levarem a sério e tiver um conselho fiscal descente com transparencia e formado por empresarios sérios que independente de partidos politicos realmente se preocupem com nossa cidade que esta sendo depredada por invasores e não turistas de qualidade educados e cultos comno era a anos atrás.

    ubatuba a roma que foi invadida pelos barbaros.

    ResponderExcluir