segunda-feira, 11 de abril de 2011

Debate com representante do Conselho Nacional de Saúde em Ubatuba tratou do (Sistema Único de Saúde - SUS)



Ubatuba em Rede Encontros com a comunidade

Aconteceu no último sábado dia 09 na Câmara Municipal de Ubatuba, o debate sobre as questões da Saúde. Já em seu quinto debate o Ubatuba em  Rede convidou desta vez, Arnaldo Marcolino membro do Conselho Nacional de Saúde, o Sr. Promotor de Justiça, o Sr. Secretário de Saúde de Ubatuba, o Sr. Diretor da Santa Casa, o Vereador Ricardo Cortes e a Sra. Presidente do COMUS (todos ausentes), tendo como único representante substituto o biólogo Neildo (Sec. Saúde) representando a gestão atual.

O Debate teve sua abertura com o Conselheiro Nacional da Saúde “Arnaldo Marcolino”, que evidenciou o processo de criação e desenvolvimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Em sua fala ressaltou a importância de unidades móveis ativas nos municípios, a necessidade da participação da sociedade como direito e obrigação coletiva em prol a toda população referente aos assuntos da  Saúde Pública.

Arnaldo valorizou também o tema “Saúde nas favelas”, alegando que o preconceito prejudicou durante muitos as comunidades de baixa renda no país gerando certa negligência do poder público em vários setores da saúde. Foi levantada a importância do negro e do índio com o compromisso junto a sociedade referente ao assunto, lembrando do “Morro da Providência” que foi tomado  à força por bandidos sendo hoje uma favela precária e em intensa expansão.

Alegou a importância de promover conferências da saúde no município para efetivarmos através delas todas reivindicações que solicita a comunidade. Afirmou também que de abril a agosto é de obrigação pública promover conferências da saúde em seus municípios.
 
Representando a Secretaria de Saúde Neildo (Zoonoses, DST) iniciou sua fala justificando ausência da presença do “Secretário da Saúde”, explicando também que atualmente a presidente do conselho municipal é “Cecília” que está substituindo “Paulo” devido a problemas de saúde. Afirmou que 21% da verda do município é destinada a saúde, disse também que está marcada para o início desta semana uma reunião extraordinária em relação ao COMUS. Falou sobre o controle da dengue na cidade atualmente, mostrando diferença entre o quadro de 2007 para o de atualmente. Disse que de acordo com pesquisas, Ubatuba é a cidade mais estruturada perante a cidade vizinhas.

Levantou com mais objetividade a todos presentes o processo de prevenção da doença, sistema epidemiológico, processo correto de atendimento na Santa Casa, controle de vetores, controle mecânico, nebolização, exame laboratorial, alegando que nosso município constatou 900 casos de suspeita de dengue desde janeiro.

Neildo concluiu sua fala alegando que o soro tipo 4 já iniciou sua circulação na cidade e que a mobilização social na cidade ainda é fraca e ressaltou a importância de maior mobilização da população através de entidades, associações, ONGs e projetos dos mais variados, para estarem tratando com mais freqüência sobre o assunto, criando uma perspectiva de que através de maior envolvimento é bem provável maior prevenção da doença.

Foi convidado pelo prof. “Rui” inusitadamente devido a ausência de alguns representantes na mesa, o dentista e ex presidente do COMUS “Maurício Moromizato” para levantar mais assunto sobre a questão.
Maurício citou as questões referente ao COMUS, a ausência do promotor e secretário, disse ele que era de extrema importância e de grande proveito a comunidade. Falou da omissão do números de casos de dengue na mídia, ressaltando a questão que foi levantado pela platéia sobre inclusão digital e maior veiculação de informação e dados sobre a saúde na cidade. Maurício homenageou também “Laerte” falecido amigo que reivindicava junto a ele enquanto vivo as questões sobre a saúde na cidade.

Foi destaque na pauta aberta, as questões do espectadores, “Elton Herrerias Junior” (Blog Elpolitizador), que questionou o modelo de estrutura da saúde atualmente (produtos e serviços), alegando a necessidade de um planejamento estratégico eficaz. Citou também que é de extrema importância a conscientização da população, mas que para isso aconteça é preciso maior compromisso entre a Secretaria e com quem ela delega funções, pedindo uma melhor método de veiculação nas mídias, seja ela física, digital ou verbal.

Dani Magalhães (Representante do PTB Mulher), levantando as questões sobre parcerias e o capital intelectual da cidade que é pouco valorizado, “Jorge” (prof. de idiomas), que perguntou sobre a lentidão e falta de atenção da Santa Casa com a população e “Nalva” (Instituto da Árvore) que solicitou a comunicação sobre reuniões e pediu mais transparência do atual sistema de Conselho Municipal, ressaltando que o município não pode ser mais negligente quanto ao sistema de votação do próprio.

Conselheiro nacional Arnaldo em sua fala
Conselheiro nacional Arnaldo em sua fala

Texto e Fotos : Elton Herrerias Junior (Elpolitizador/Ubatuba em Rede)

Nenhum comentário:

Postar um comentário