domingo, 15 de maio de 2011

Exemplo de Cidadania e de Cidadã na Tribuna Popular da Câmara de Ubatuba

Na Sessão da Câmara de 10 de maio de 2011 a Tribuna Popular foi ocupada por uma mãe, de prenome Ana, que falou sobre o inconformismo de seu filho com relação à demissão da Diretora Solange Cristina Prado de Barros, da Escola Silvino. A cidadã Ana tratou ainda de temas bastante importantes no que se refere à situação dos pais diante de arbitrariedades como a demissão injustificada e meramente política.

Há muito tempo que não via uma pessoa se expressar com tanta clareza, coerência e coragem, demonstrando conhecer o seu papel como mãe e como cidadã. Na realidade as palavras de Ana podem ser entendidas como a exposição de um fato concreto, a busca de uma mãe por soluções junto aos órgãos competentes e finalmente um pedido de ajuda, pois os que deveriam zelar pela população se omitiram e nada fizeram.

Nada melhor que fatos para a comprovação de idéias e de como é a nossa realidade em Ubatuba. É de conhecimento público que seis vereadores e Conselheiros Tutelares eleitos foram afastados por uma suposta ilegalidade no transporte de eleitores e na captação de votos, nas eleições dos membros do Conselho Tutelar. A tese utilizada por membros da promotoria se resume a defesa da moralidade e da criança e do adolescente. Parece que para alguns promotores, como Jaime Meira do Nascimento Junior, há crianças que são mais importantes do que outras e a mesma moralidade que cabe para um determinado grupo não vale para outros.

Solange é esposa do vereador Mauro Barros e coincidentemente quando esse vereador, exercendo a sua função, resolve investigar e denunciar irregularidades da administração Eduardo de Souza Cesar, sua esposa é demitida da escola em que atuava como Diretora. Como é possível verificar temos duas situações envolvendo crianças, Conselho Tutelar, utilização indevida do cargo e da função e coação. No primeiro há uma atuação enérgica de dois promotores (Percy Cleve Kuster e Jaime Meira do Nascimento Junior), no segundo nada é feito e mais uma vez há a nítida impressão de omissão e conivência por parte de Jaime Meira do Nascimento Junior.

Ubatuba e os cidadãos dessa cidade padecem até hoje das conseqüências da péssima atuação de um promotor omisso e inconseqüente como Percy Cleve Kuster, que felizmente está afastado. A população de Ubatuba não permitirá que Ubatuba se transforme em solo fértil para a criação de promotores omissos, coniventes com ilegalidades e que não possuam a imparcialidade necessária para o exercício da função.

Parabéns aos cidadãos que perderam o medo das arbitrariedades de Eduardo de Souza Cesar e que perceberam que promotores ineficientes devem ser denunciados para que tenham o mesmo destino de Percy Cleve Kuster.

Um comentário:

  1. Realmente este é um exemplo para os vereadores e para a população em geral. Aquilo que buscamos só acontecerá se AGIRMOS, pois é pela AÇÃO que se conseguem as coisas que devem ser feitas em prol da comunidade!

    ResponderExcluir