quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais Sobre a Santa Casa de Ubatuba

No dia 06 de maio foi realizada uma reunião dos membros da associação mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba convocada pelo seu último provedor eleito, o empresário  Jurandiau Lovizaro.

Segundo os participantes, “foi um reencontro de velhos amigos que um dia assumiram pessoalmente a responsabilidade de administrar o único hospital da cidade, referência do sistema de saúde do município”.

De um total de dezenove associados, nove estiveram presentes e dois que não compareceram  enviaram correspondência manifestando a vontade de se desligarem da provedoria. Um dos associados já é falecido e os outros sete apenas não compareceram.

Durante a reunião, Jurandiau Lovizaro fez uma homenagem a todos aqueles que dedicaram seu trabalho e colaboraram com a Santa Casa, lembrando com carinho do já falecido Dr. Décio Moreira.

Para Lovizaro ser provedor da Santa Casa foi uma luta contra inúmeras dificuldades e adversidades pela qual diz não se arrepender e esclareceu aos presentes que o encargo da provedoria trouxe a ele e ao vice-provedor  Douglas Libert Incao comprometimento do patrimônio pessoal além dos de ordem pessoal e familiar, que ainda hoje persistem, daí seu desejo de não mais participar da direção da associação. Lovizaro lembrou ainda, que há, de outro lado, a realidade de que o patrimônio da Santa Casa persiste sob requisição administrativa, mas que, a qualquer tempo, essa requisição deverá ter um fim, e que este patrimônio retornará para a administração da Associação.

Dr. Nilton Loreto que é consultor da Associação da Santa Casa, explicou que desde o fim de maio de 2007, a representação da associação mantenedora encontra-se irregular junto ao Cartório. “Os associados se dispersaram, não mais se reuniram, não realizando novas eleições no prazo do estatuto”, explicou.

Assim, a reunião realizada no último dia 06, era necessária para que os associados tomassem ciência da situação e apontassem um caminho para ser tomado. Após as deliberações,  Arly de Oliveira Cruz decidiu se desligar da associação e os demais decidiram nomear Neilton Nogueira de Lima como representante dos remanescentes dando-lhe mandato tácito para cuidar da regularização da associação, o que já está em andamento segundo Loreto.

“Espera-se que com brevidade a associação mantenedora da Santa Casa se reorganize e se fortaleça, estando novamente pronta para servir Ubatuba, prosseguindo com o mesmo propósito de sua fundação em 1854”, concluiu Loreto.

Processo

Após a reunião, Marcos de Barros Leopoldo Guerra, denunciou Jurandiau Lovizaro ao Ministério Público para que fosse apurada a irregularidade sobre sua assinatura em um documento como provedor da Santa Casa.

Guerra diz que representou Jurandiau, pois acredita “que o antigo provedor iria fazer o jogo do prefeito Eduardo César e com a entrega da Santa Casa para a provedoria, a dívida, aumentada na gestão municipal, simplesmente deixaria de existir, bem como a ilegalidade da falta de licitação com a Cruz Vermelha passaria a ser legal, ou seja, a dívida que passaria a ser somente da Santa Casa de Ubatuba que não possui condições de pagá-la. Atualmente a responsabilidade pelo aumento da dívida é do município em função da intervenção. Se o prefeito garantiu em Decreto Municipal que sanearia as contas da Santa Casa, não há motivos para recebê-la sem que tais dívidas tenham sido sanadas”, diz Guerra.

Como o caso está sendo analisado pela justiça, Jurandiau Lovizaro preferiu não se pronunciar neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário