sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tucanafro do PSDB em Ubatuba


Na noite do último dia 13, indígenas, quilombolas, afro-descendentes, pescadores e agricultores se reuniram na Câmara Municipal de Ubatuba para oficializar o movimento Tucanfro do PSDB municipal. O evento contou com a participação do Presidente Estadual da Comissão Executivo do Tucanafro o professor Carlos Augusto Santos, que proferiu palestra sobre o papel do Secretariado frente às ações previstas pelo estatuto da Igualdade Racial e pelas Conferencias para Igualdade Racial.
 
Ele ainda deu posse à comissão provisória da Tucanafro - PSDB diretório Ubatuba com todo o apoio e reconhecimento da executiva do partido. Carlos confessou que se emocionou quando viu a diversidade étnica e cultural que é a Tucanafro de Ubatuba. “Nunca vi nada igual, é a primeira vez que vejo tanta diversidade junta” comenta o presidente estadual da Tucanafro.
 
Professor ainda destacou o grande número de participantes, cerca de 120 no total, de todas as regiões do município. Segundo Carlos Augusto, esta informação será levada pessoalmente à cúpula do estado, já que a Tucanafro recebe um carinho especial do próprio governador Geraldo Alckmin. O professor tirou fotos com os representantes das aldeias no município.
 
Na questão local, foram lembrados dois ícones da cultura negra no município, Genésio dos Santos, do quilombo do Cambury, que recentemente recebeu a medalha Zumbi dos Palmares e José Pedro, do quilombo Fazenda da Caixa, que foi agraciado com uma Moção de Congratulações por ter seu rosto estampada em selo nacional. Ambas as homenagens oficiais foram entregues pelo vereador Rogério Frediani, presidente do diretório local.
 
No ato do encerramento, em ritmo de festa, houve saudações afro e apresentação de capoeira no plenário da Câmara Municipal. A comissão foi composta até mesmo por membros dos ditos “quilombos urbanos” que tem em seu sangue a afrodescendencia mãe. “A oficialização do movimento Tucanafro em Ubatuba faz história neste momento tão importante às comunidades que trazem em suas raízes históricas e culturais a formação do estado Bandeirante e do Brasil e nós temos de respeitá-los sempre”, comentou o presidente do partido Rogério Frediani. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário