segunda-feira, 20 de junho de 2011

Abdominal Faz Perder a Barriga?

Fonte: Espaço Saudável - ACIU
Os padrões estéticos mudam constantemente, ora prefere-se corpos mais musculosos, ora mais "secos", houve uma época em que o corpo masculino era valorizado pelo seu tórax e o feminino pelos glúteos e coxas. Agora, homens treinam mais membros inferiores e mulheres preocupam-se com o "tchauzinho", mas há uma parte do corpo que sempre está em evidência: a barriga.
 
Uma barriga saliente pode ter diversas causas como: herança genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso etc. a diminuição da circunferência abdominal é de suma importância principalmente por se tratar de um importante fator de risco cardíaco. E sendo a gordura, neste caso, nossa grande vilã, devemos fazer exercícios aeróbios, já que estes trabalham com a gordura como principal combustível. Além disso, é importante salientar também a importância  de uma boa alimentação. Sendo assim, para diminuir a tão indesejada barriguinha o ideal é uma boa alimentação, aliada de exercícios aeróbios.
Guardadas as devidas proporções, sempre procuramos controlar a quantidade de gordura da região abdominal e manter uma barriga sem saliências. Mas qual a solução para se obter um abdômen "sarado"?
 
Exercícios aeróbios: Este tópico já foi bastante discutido em outras ocasiões. Apesar de não ser a melhor opção para perda de gordura, os exercícios aeróbios podem ajudar a promover maior gasto calórico e elevar a queima de gordura.
 
Musculação: Uma boa maneira de perder gordura e aumentar a massa muscular.
 
Dietas: Se alguém lhe disser que tem uma dieta especial para perder gordura na barriga, não dê ouvidos. Uma alimentação equilibrada pode ajudar a reduzir sua quantidade total e/ou relativa de gordura, mas dificilmente direcionará esta perda para a região do abdômen.
 
Genética: A boa e velha genética. Aqui, como em todos os casos ela é um dos fatores fundamentais, determinando desde o acúmulo de gordura em determinada região até a aparência da musculatura, passando pela textura da pele. Há pessoas que naturalmente acumulam pouca gordura no abdômen, possuem um volume e "separação" muscular exemplares e a pele finíssima. Estes felizardos dificilmente terão problemas com sua barriga, mesmo que não se alimentem corretamente nem treinem de forma adequada, exemplos disso são vistos na construção civil e aldeias de pescadores. Mas a genética não é absoluta, muitas vezes a postura atrapalha um pouco e a barriga projeta-se à frente, dando um aspecto negativo.
 
Comportamento: Este tópico pode parecer estranho, mas o estresse está intimamente ligado com a chata "barriguinha". O cortisol, hormônio liberado em situações de estresse, tem algumas funções inconvenientes, como: catabolisar o tecido muscular e acumular gordura na região abdominal. Desta forma, as alterações hormonais ocorridas em situações de estresse estão diretamente associadas à obesidade abdominal e suas comorbidades (BJORNTORP, 2001; RASK et al, 2002, WEBER-HAMANN et al, 2001).
 
Mas então por que fazer exercícios abdominais?
A musculatura da parede abdominal tem grande importância funcional no nosso corpo, já que é fundamental na sustentação da nossa postura (juntamente com os paravertebrais) e na contenção e proteção dos órgãos internos. Sendo assim, o contexto vai muito além da estética. Mas quando fazer? Quanto? Com ou sem sobrecarga? É o que falaremos a seguir.
 
Os músculos abdominais apresentam característica similar à maioria dos outros músculos esqueléticos do corpo humano com relação à distribuição dos tipos de fibras. Este tipo de distribuição indica grande capacidade tanto para contrações rápidas quanto para resistência (Campos, 2004). Este conceito não justifica o grande número de repetições prescritos para tais exercícios, já que os músculos da parede abdominal devem ser treinados como outro grupamento qualquer, salvo os casos especiais (atletas, patologias...).
 
Portanto não há uma solução mágica, rápida, eficiente e definitiva para resolver o problema estético do abdômen, porém a combinação de atividade física, alimentação, atitudes saudáveis e, principalmente, uma boa postura podem trazer ótimos resultados.
 
Lembre-se antes de fazer qualquer tipo de dieta malucas e exercícios por conta própria, procure orientação profissional.
 
David Prates (CREF 053370-G/SP) é especialista em Treinamento Desportivo e professor na Academia Winner

Nenhum comentário:

Postar um comentário