terça-feira, 14 de junho de 2011

História e cultura no “XIV Encontro Anual dos Filhos da Ilha”

Em sua 14ª versão anual, no próximo dia 18 de junho será realizado no Parque Estadual da Ilha Anchieta, o “Encontro dos Filhos da Ilha”.
Constando do “calendário oficial de eventos do município de Ubatuba”, por meio da Lei Municipal nº 3.194 de 09/06/2009 que institui o Dia Municipal “Os Filhos da Ilha”, o referido Encontro reúne sobreviventes e familiares dos civis e militares que trabalhavam no Presídio da Ilha Anchieta, desativado em 1955.
Tendo como mote prestar homenagens aos mortos e sobreviventes da rebelião dos presos da Ilha Anchieta, o chamado “Dia do Levante” (ocorrido em 20 de junho de 1952) é um acontecimento cultural tradicional que visa, também, assinalar para as atuais e futuras gerações, a importância desse episódio da história brasileira, que teve como palco a Ilha Anchieta.
O Encontro deverá reunir cerca de 300 pessoas, entre “Filhos da Ilha”, familiares e amigos oriundos, tanto do município de Ubatuba, quanto dos municípios vizinhos como, Taubaté e Pindamonhangaba.
Na ocasião, o público visitante da Unidade poderá compartilhar com os Filhos da Ilha, as experiências vivenciadas por esses sobreviventes no período de funcionamento do extinto Presídio.  São “Contadores da História Viva”, tendo como cenários as Ruínas do Presídio e das Vilas Militar e Civil, acessadas a partir de uma caminhada leve com duração de cerca de 30 minutos, com paradas em pontos específicos para o relato dos principais aspectos e fatos históricos ocorridos no local.
A programação do Encontro deverá ser iniciada às 09h00, com o embarque na Marina Píer do Saco da Ribeira.Importante: o transporte marítimo pode ser feito por meio de escunas ou lanchas particulares, que saem de diversos pontos de Ubatuba, como por exemplo, praias do Itaguá, Enseada e da Marina Píer do Saco da Ribeira.
A abertura oficial do evento deverá ocorrer no Parque Estadual da Ilha Anchieta às 10h00, contando com a presença do Secretário Municipal de Turismo de Ubatuba.  Na sequência, os participantes se dirigirão até a “Santa Cruz do PM Laurindo” onde serão depositadas flores em homenagem aos funcionários civis e militares mortos em combate no “Dia do Levante”.
O encerramento do XIV Encontro Anual dos Filhos da Ilha está previsto para ocorrer às 16h00.
Para demais informações, o público visitante poderá entrar em contato por meio do telefone (12)3832-1397 ou pelo correio eletrônico peianchieta@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário