segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dados do Caged apontam aumento nas vagas de emprego na região

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa terça-feira, 19, pelo Ministério do Trabalho, apontaram aumento nas vagas de emprego nas principais cidades da região. Taubaté ganhou destaque, ofereceu 3.308 novos postos de trabalho em junho deste ano, com maior contratação na área de serviços, 1.341 vagas.
 
Em seguida aparece Jacareí, que teve 1.874 vagas em aberto. Atibaia gerou 1.796 novas vagas, seguida de Pindamonhangaba, com 1.182, e Caçapava com 844. Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão registrou queda no número de empregos. Em junho de 2011 estavam disponíveis 583 vagas, contra 719 registradas no mesmo período do ano passado.
 
Na região Bragantina também houve queda, foram 156 vagas a menos. Ubatuba gerou 41 vagas a menos do que junho do ano passado e São José dos Campos também ofereceu menos postos de trabalho. Em junho deste ano eram 8.420 vagas, tendo maior contratação na área de serviços. No mesmo período do ano passado, o número de vagas disponíveis era de 8.709.

Desequilíbrio
De acordo com o Secretário de Relações do Trabalho de São José dos Campos, José Luís Nunes, essa queda se dá devido a um problema no setor de serviços. “Está acontecendo um desequilíbrio nesse setor, que sempre contratou muita gente, e percebemos que nos últimos dois meses está havendo uma pequena retração. O setor está contratando bem menos do que o previsto, mas continua com o número de demissões considerado normal”.
 
O secretário ainda explica porque essa estagnação pode estar acontecendo. “Acreditamos que isso seja uma questão pontual, pois é um setor que vem crescendo nos últimos 24 meses, e talvez esteja repensando algumas políticas”.
 
Apesar dos dados, Nunes acredita que a cidade voltará a ocupar um rankig positivo até o fim do ano. “Nossa expectativa é que nos próximos meses São José aumente o número de vagas de emprego, e contratações, voltando a apresentar um saldo positivo”, finaliza (Fonte: VNews)

Um comentário:

  1. Os dados considerados na “macro região” (Vale, serra e Litoral) camuflam a má situação empregatícia no Litoral Norte. Conforme divulgado no Imprensa Livre, as quatro cidades litorâneas acumulam 3,5 mil demissões a mais do que contratações neste primeiro semestre de 2011. As demissões geradas com o fim das obras da Petrobrás em Caraguá e a falta de políticas públicas capaz de realocarem tal massa trabalhadora foram responsáveis por um dos piores primeiros semestres da história do Litoral Norte com relação à evolução de emprego formal.

    ResponderExcluir