terça-feira, 26 de julho de 2011

Tanque de águas-vivas é novidade no Aquário de Ubatuba

Fonte: VNews Nossa Região

Além das 100 espécies de peixes, répteis e aves, a nova atração tem encantado os turistas que visitam o local 

O Aquário de Ubatuba está com uma novidade, agora além de pinguins, peixes e répteis, outro animal ganhou um cantinho especial por lá. As águas-vivas são as mais novas moradoras do local, e a novidade está encantando os turistas.

“É diferente, porque as crianças não conhecem, elas estão acostumadas a ver os peixes, mas a água-viva é muito bonita, adorei”, diz a visitante Ingrid Almeida Souza. Antes de contar os detalhes do tanque das águas-vivas, nossa equipe mostra os bastidores dessa atração do Aquário de Ubatuba, e tudo começou no mar.


A equipe navegou com o oceanógrafo Hugo Gallo, e apesar do mar agitado que faz a água-viva afundar, conseguiram encontrar uma, que foi acomodada em um tanque com oxigênio e a água foi resfriada, como explica Gallo. “Essa espécie é característica do nosso litoral, do Uruguai, e da Argentina também. Tem característica de viver em águas mais frias, então no inverno é mais comum o aparecimento dessa espécie, e essa que nós pegamos é um exemplar pequeno, jovem, e vai para o Aquário, onde a nossa intenção é a reprodução desses animais”.


A espécie que foi capturada é conhecida como água-viva repolho. Ela se juntou a outros exemplares em um tanque projetado para ficar o mais parecido possível com a antiga casa delas. As instalações são parecidas com as do aquário de Monterrey, na Califórnia, explica o oceanógrafo.


“O principal aspecto é a qualidade da água, o desenho especial do tanque que precisa ter uma circulação própria para que ela se mantenha sempre flutuando, e a temperatura que é um aspecto importante também”.


Colocar a água viva num aquário faz parte de um grande projeto de educação ambiental. É proporcionando o conhecimento que você incentiva a preservação, mas é uma oportunidade importante também para a pesquisa. “O aquário em condições de cativeiro fechado permite estudar o comportamento, crescimento, e dados a cerca da biologia ainda desconhecidos”.

No Aquário de Ubatuba vivem cerca de 100 espécies de répteis, aves, peixes e invertebrados. Uma atração a parte são os pinguins que vêm da Patagônia Argentina e das Ilhas Malvinas e adoram o Litoral Paulista. E  agora, as águas vivas se juntaram a essa turma para deixar ainda mais divertido o passeio das crianças dos adultos também. “É lindo, as crianças precisam ter contato com isso, é maravilhoso”, afirma um visitante.

Neste mês julho, época de férias escolares, o Aquário de Ubatuba funciona todos os dias, das 10h às 23h. O ingresso custa R$ 15,00 e crianças até cinco anos não pagam. 


NOTA DO EDITOR

Clique no link abaixo para ver o vídeo da entrevista realizada:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário