terça-feira, 12 de julho de 2011

Turma do bem promove curso “Assistentes do Bem” a distância

Fonte: ACIU
 
Em 28 de março, 291 jovens de diversas regiões do Brasil iniciaram o curso semi presencial de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). O projeto intitulado Assistente do Bem a Distância proporciona gratuitamente a beneficiários do Projeto Dentista do Bem, o principal projeto da OSCIP Turma do Bem, um curso de formação técnica totalmente gratuito. 
 
Para participar do curso foi preciso preencher alguns requisitos: estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ter entre 15 e 18 anos e ser beneficiário do Projeto Dentista do Bem. A equipe da TdB, responsável pelo projeto, analisou as inscrições e fez a seleção dos candidatos.

A coordenadora realizando a triagem

Os alunos serão tutorados por coordenadores do Projeto DENTISTA DO BEM que irão ministrar as aulas teóricas e práticas no próprio consultório. Tanto alunos como tutores receberam material pedagógico e um informe com orientações para o uso adequado da ferramenta digital, o SitEscola.com, organização que presta serviços na área educacional via internet.

Dra. Maria Cristina e Dorlene da ONG Namaskar preenchendo as fichas das crianças

O objetivo do Curso de ASB
É orientar o desenvolvimento profissional de jovens, facilitando sua inserção no mercado de trabalho, prepará-los para a prestação de serviços específicos à Odontologia visando a promoção, conservação, preservação e recuperação da saúde bucal.
 
De acordo com o cirurgião-dentista Fabio Bibancos, presidente voluntário da TdB, o curso fecha um ciclo completo de transformação. “Primeiro esses jovens extremamente pobres e em péssimas condições de saúde bucal receberam tratamento odontológico pelo Projeto Dentista do Bem e agora serão capacitados com uma experiência profissional que os ajudará no mercado de trabalho. Eles estão mais próximos do primeiro emprego e o piso salarial de um ASB é, em média, R$ 770. Muitos deles têm renda familiar de R$ 500”, afirma.
 
A patrocinadora do curso de ASB a Distância é a J.P Morgan Chase Foundation que investe em projetos sociais e educacionais.
 
A coordenadora Regional do projeto, em Ubatuba, Dra. Maria Cristina Souza, que é responsável pela divulgação e desenvolvimento do Projeto Turma do Bem na cidade, já tem uma aluna chamada Rafaela. “Segundo a Rafaela foi uma oportunidade e tanto quando foi escolhida para fazer o curso de ASB, pois ela tinha acabado de se formar no ensino médio e não tinha noção do que iria fazer, pois faculdade não poderia pagar”, contou a Dra.

Rafaela teve seu tratamento Odontológico pelo Projeto Dentista do Bem e agora aproveita a oportunidade de se profissionalizar através do curso de ASB oferecido pela Turma do Bem, onde a Dra. Maria Cristina é sua tutora em atividades de Dispersão em Consultório
 
De acordo com a coordenadora regional o número de tutores atual é 91 e o número atual de alunos é 249. A média de aproveitamento dos alunos foi de 7, 03372093 e a média para curso técnico á distância nacional é: 5,8.

Sitescola
O www.sitescola.com.br é uma organização que presta serviços na área educacional, especializada em ensino a distância – EAD via internet. O objetivo é suprir a necessidade de formação continuada e orientação geral para profissionais de diversas áreas que enfrentam as crescentes exigências do mercado
 
Turma do Bem
A “Turma do Bem”, uma ONG dedicada a menores carentes que necessitam de tratamento odontológico, tem como objetivo mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. Em Ubatuba sua ação está representada pelo projeto “Dentistas do Bem” que conta atualmente com o trabalho voluntário de 36 cirurgiões-dentistas que já atenderam mais de 100 crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário