domingo, 21 de agosto de 2011

Criando a Própria Felicidade

Por Elias Guerra

“Não mude sua natureza se alguém lhe faz mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam.

Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque a consciência é o que você é e sua reputação é o que os outros pensam que você é. É o que os outros pensam.... É problema deles!”(Bob Marley, 1945-1981)
(da fábula “Escorpião”, em “Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação”, Ubatuba Cobra, 08 de maio de 2011)
Talvez por termos olhos na parte da frente do rosto, a maioria das pessoas olha para o chão a sua frente, para evitar obstáculos e as “coisas” próximas. Poucos são os que buscam com seu olhar o horizonte distante e menos ainda os que ficam a imaginar o que há alem do horizonte. Mas a pequena minoria é constituída por aqueles que levantam seus olhos para o céu em uma noite estrelada, sem nuvens e que se maravilham com o que vêm e se sentem tocados pela imensidão do Universo e pela pequenez que nós somos. São aqueles que sentem que não somos o centro do Universo, mas sim parte integrante dele e assim sentem-se comungados com o Universo.
“O homem vive inconscientemente. Ele vive fazendo muitas coisas porque os outros também fazem, vive seguindo e imitando. Não sabe muito bem por que faz as coisas, nem sequer sabe quem ele é.” Osho, em “Meditações para a Noite” 
Em recente crítica, que compartilhei no “Facebook” com todos, na qual se colocava: “você está reclamando de que?”, enfatizando que as pessoas criticam os políticos por serem corruptos, desonestos, sem ética, por pensarem em tirar vantagem de tudo só para si e para os seus, ignorando os interesses e necessidades da população que os elegeu, mas estas mesmas pessoas que os criticam fazem as mesmas coisas elas próprias, ignorando também as demais pessoas.
Esta é a razão do alerta acima expressado, no sentido de que, antes de criticarmos os outros, que façamos nós mesmos nossa autocrítica e olhemos mais adiante alem do chão que pisamos ou dos obstáculos que queremos evitar (as outras “cosas”, as pessoas, principalmente).
Não é porque muitos, talvez, lamentavelmente, a maioria, seja desonesta e corrupta, nós devemos também seguir-lhes o exemplo.

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa - 1914)

Este é um fantástico alerta para que não desanimemos e não nos tornemos iguais aos que criticamos.

“Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você, então levante a bunda daí e corra atrás do seu sonho, porque o carteiro não vai chegar dizendo: "Aqui o sonho que você encomendou”” autor desconhecido

Esteja, entretanto alerta, pois, “Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele”
Martin Luther King

Nenhum comentário:

Postar um comentário