quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Prêmio MPE Brasil tem inscrições prorrogadas até 31 de agosto

Expectativa da CACB é repetir o desempenho de 2010

Empresários de todo o Brasil ganharam mais alguns dias para fazer a inscrição no MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. O prazo foi prorrogado de 15 para 31 de agosto. A expectativa da CACB é que as Empresas ligadas ao Empreender e Empreender Competitivo repitam o desempenho de 2010, já que, na edição do ano passado, três das nove vencedoras participavam do Programa da CACB, realizado em parceria com o Sebrae.
 
Criado para reconhecer gestores e instituições brasileiras que investem em conceitos e práticas de gestão, o MPE Brasil busca valorizar ideias e difundir valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade. O prêmio é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Além da participação em seminários de excelência realizados em seu estado, os inscritos no MPE Brasil recebem um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão. Com isso, as organizações têm a oportunidade de potencializar seu negócio, aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua comunidade.

Com mais de 99 mil empresas inscritas na edição de 2010, a expectativa é reunir um número ainda maior de interessados em melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. O MPE Brasil é voltado para negócios de diferentes setores que tenham receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e pelo menos um ano fiscal.

Neste ciclo, o prêmio inova com a criação da categoria “Destaque de Inovação”. As empresas ganham mais uma chance de concorrer à premiação, além das categorias já conhecidas e que premiam boas práticas de gestão em áreas como indústria, comércio, serviços, turismo, TI, saúde, educação, agronegócio e destaque de responsabilidade social. As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e pela capacidade empreendedora do empresário.

A partir do preenchimento do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) disseminado pela FNQ, as empresas concorrem em duas etapas. Em âmbito estadual, as instituições respondem ao questionário e as que tiverem melhor desempenho recebem a visita de avaliadores capacitados e são submetidas à banca técnica e à banca de juízes. As vencedoras da etapa estadual concorrem também na etapa nacional, com empresas de todo o Brasil. Se premiada, a empresa pode utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência mundiais. Caso vença a etapa estadual, participa ainda do evento de reconhecimento nacional, além do seminário para MPE em Brasília, no primeiro trimestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário