quarta-feira, 14 de setembro de 2011

28ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 13 de setembro de 2011

Por Cristiane Zarpelão
Câmara aprova projeto que altera número de vereadores de 10 para 13
 
A 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ubatuba realizada nesta terça-feira, 13, teve como ordem do dia, um projeto de emenda, três projetos de decreto legislativo, três projetos de lei, duas moções de congratulações, três requerimentos e um pedido de informação..

A sessão foi presidida pelo vereador Silvinho Brandão, pois os três vereadores que estavam afastados devido ao caso do Conselho Tutelar (Romerson de Oliveira, Silvinho Brandão e Claudinei Xavier), em função de decisão local, viram acatados os agravos de instrumentos no Tribunal de Justiça e retomaram seus cargos na Câmara Municipal de Ubatuba. Com a ausência do presidente da Casa, Romersom de Oliveira, o vice-presidente Silvinho Brandão presidiu a sessão.

O primeiro assunto discutido na noite foi o projeto de emenda a LOM nº 02/11, de todos os vereadores, que dá nova redação ao § 2º do Art. 10, da Lei Orgânica do Município de Ubatuba e dá outras providências. Esse projeto que estava já em sua segunda discussão e altera o número de vereadores de 10 para 13, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes.

Os três projetos de decreto legislativo da sessão concederam títulos. O primeiro foi de “Ubatubano Ilustre” ao vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite. Os outros dois foram de “Cidadão Ubatubense” ao Frei Luiz Cláudio de Avelar e ao Sr.Juan Antônio Moreno Grangeiro pelos relevantes serviços prestados à cidade.

O projeto de lei nº 62/11, do vereador Rogério Frediani – PSDB, que declara como de Relevante Interesse Social a Prática do “Pousio” (descanso ou repouso dado às terras cultiváveis, variando esse descanso de um a três anos, interrompendo-se as culturas para tornar o solo mais fértil) no município de Ubatuba, como procedimento cultural de atividade agrícola tradicional foi adiado por uma sessão.

O projeto de lei nº. 76/11, do vereador Gerson de Oliveira - PMDB, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de hidrômetros individualizados nas edificações residenciais, condominiais, verticais, horizontais, comerciais e de uso misto do município de Ubatuba e dá outras providências também foi aprovado por unanimidade com emenda de plenário.

Com assinatura regimental entrou na pauta o projeto de lei n° 65/11 do Executivo que isenta a sede de Ubatuba da OAB- Ordem dos Advogados a pagar IPTU e demais taxas de serviços urbanos.

As duas moções que seriam concedidas na noite foram adiadas por uma sessão. A primeira do vereador Rogério Frediani à professora Otilia Ferreira Reis, “pelo excelente trabalho realizado na escola municipal Agostinho Alves da Silva da Lagoinha através do Projeto “Viajando Através da Leitura”. O segundo foi de autoria do vereador Adilson Lopes – PPS, aos funcionários do Posto de Saúde do Bairro do Ipiranguinha, pelo empenho e dedicação no atendimento aos pacientes.

Requerimentos e pedido de informação

O vereador José Americano- PPS solicitou à Telefônica, que proceda a instalação de aparelho de telefonia pública no Bairro da Vila Rolim. 

O vereador Adilson Lopes - PPS, também fez uma solicitação à Telefônica.  Ele pediu que se execute o serviço de instalação de aparelho de telefonia pública, na Pista de Skate em frente ao Aeroporto Gastão Madeira.

Já o vereador Frediani solicitou ao deputado Federal Luiz Fernando Machado, que busque discussões em defesa da compensação e proteção aos agricultores familiares, artesãos, quilombolas e indígenas que se encontram no entorno e em áreas de parques de proteção integral, de forma a compensar um prejuízo moral, histórico, cultural e social que acarretou sobre estas comunidades.

O vereador solicitou ainda, informações sobre os motivos pelos quais foram suspensas as aulas de violão que vinham sendo ministradas na EM Nativa Fernandes Faria, situada no Bairro Sertão da Quina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário