segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Farmácia CODIVAP - Denúncia de Esquema Envolvendo Medicamentos

Fonte.: Jornal Contato

Taubaté abriga a sede do CODIVAP - Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira -, órgão que reúne os poderes Executivos municipais. As dificuldades enfrentadas pela saúde pública fizeram com que fosse criado um esquema paralelo para o fornecimento de medicamentos às Prefeituras da Região que funciona na sede da entidade. Quem opera esse esquema é um membro do poder Legislativo de parecida. Trata-se do vereador Waldemir José Pedroso (DEM), mais conhecido como “Wadê”, um político popular em sua cidade justamente por ter o mérito de conseguir medicamentos gratuitos aos necessitados. Ele está no 3º mandato e foi vice-prefeito na gestão de Zé Loquinho.

Confirmação

Reportagem de CONTATO foi informada sobre a existência desse esquema. A fonte recomendou dizer que se tratava de alguma autoridade regional. Passando-se por um Secretário de Saúde, o repórter disse que necessitava dos medicamentos Captopril e Atenolo, que servem para controlar a pressão arterial e só podem ser conseguidos mediante receita médica. Sem nada questionar, a funcionária do CODIVAP se prontificou a “ver o que eu tenho ainda e se eu não tiver, eu consigo”. Acompanhe os principais trechos do diálogo gravado:
CONTATO: Eu estou precisando de medicamentos com uma certa urgência, porque a minha rede municipal está desabastecida. Estou precisando de Captopril e Atenolol.

Atendente: Tá, então nós vamos fazer o seguinte: manda pra mim o nome do remédio que você está precisando no e-mail codivap.priscilapirotti@hotmail.com que eu vou ver o que eu consigo pra você.

CONTATO: E onde eu retiro este medicamento?

Atendente: Lá no Codivap. Aí eu vou ver o que eu tenho ainda e se eu não tiver, eu consigo. E eu já te retorno, vou te retornar provavelmente na segunda-feira.

CONTATO: O medicamento está em Taubaté?

Atendente: Em Taubaté.

CONTATO: Lá no Jardim das Nações né?

Atendente: Número 200, na rua Bolívia.

CONTATO: Quanto você acha que tem de Captopril e Atenolol lá?

Atendente: Eu não sei te dizer, mesmo. Quem mexe nos remédios que a gente recebe é a Dani, então eu não sei te dizer mesmo, mas eu posso ver com ela e te retorno, pode ser neste telefone mesmo?

CONTATO: E o melhor horário para retirar esses medicamentos?

Atendente: Seria das oito da manhã às cinco da tarde.

CONTATO: E eu falo com quem lá?

Atendente: Pode ser com a Priscila ou com a Daniela.

Funcionária
Na manhã de terça-feira, 30, CONTATO foi recebido na sede do CODIVAP pela funcionária Daniela Mendes. Curiosamente, em cima da mesa havia os remédios Descongex e Sorine. Daniela informou que havia ganhado os remédios “do Wadê”, que, segundo a funcionária, aparece quase que diariamente no local.

Superintendente
As declarações do superintendente do CODIVAP, Mário Vieira, dão conta que o esquema paralelo de medicamentos não é recente. Ele já funcionou na gestão do ex-presidente Otacílio Rodrigues, de Piquete. Segundo Vieira, a sede do CODIVAP serve apenas como “logística para os prefeitos” mas que não participa das negociações entre os prefeitos e o vereador de Aparecida. Por exemplo. Se precisar levar remédios para Lagoinha, o vereador deixa na sede do CODIVAP e alguém da Prefeitura de Lagoinha passa para buscar. Ele também alegou que o atual presidente do órgão, Eduardo César, não sabe do esquema do Wadê, que falou exatamente o contrário. Confira.

Como funciona isso?

Mário Vieira: Eu não sei muito bem o esquema dele. Ele teve aqui com o pessoal do deputado Marcelo Ortiz. O Pedran (assessor do deputado) que começou com isso, mas logo a gente cortou. Aí o Wadê veio e falou ‘pô Mário, a gente está doando remédios de amostra grátis e não tem como a gente estar levando para os prefeitos’. Eu amontoava aí uma, duas, três, quatro caixas, cinco caixas, o cara da Prefeitura vem pega e leva. Se você falar pra mim de validade dos remédios, eu nem abro as caixas.

Há quanto tempo existe a parceria entre o Wadê e o CODIVAP?
Pouco tempo. Acho que de março pra cá... Esporádico, não é uma coisa certa. Ele já teve no começo quando o Otacílio era o presidente. Eu era até contrário, falei assim ‘olha Otacílio, não é bom esse negócio. O Pedran fazia o uso [político] deste remédio’. Aí nós cortamos isso daí. E o Wadê entrega direto para a prefeitura.

Porque o sr. foi contra o esquema na outra gestão do CODIVAP?
Ele podia usar isso politicamente. Nós não gostávamos disso, porque ele vinha do deputado. O deputado ia junto com o Pedran, que era assessor do deputado, e dava a impressão que nós estávamos apoiando alguma coisa do deputado. Foi na administração do Otacílio. Faz 4 anos isso.

Em relação ao Wadê, o sr não tem nenhuma restrição?
Não, nem conheço a fundo o trabalho dele.

Com que freqüência o Wadê usa a sede do CODIVAP?
A cada 15 dias, é esporádico. Se ele consegue remédio, ele mesmo entrega para as Prefeituras. Aqui ele deixa alguma coisa que fica fora do eixo de ação.

O que o Eduardo César acha disso?
 O Eduardo César nem sabe.

Quais a Prefeituras que o Wadê trabalha?
 Não sei. Aí tem que conversar direto com o Wadê.

Mas os prefeitos não vêm aqui buscar os medicamentos?
Vem. Vem aqui São Bento, Monteiro, Lagoinha... São as mais distantes. São as Prefeituras que ficam fora do eixo.

Uma funcionária do CODIVAP falou que o Wadê vem quase todos os dias aqui?
Às vezes, ela brincou. Faz uns dois meses que eu não vejo o Wadê. Eu estou todos os dias aqui. Eu sei que ele reclama pra caramba, que gasta dinheiro com isso. Eu até falo ‘você fica gastando dinheiro com isso, não sei o que você ganha com isso, a não ser que você vai ser deputado’. Eu não sei qual o intuito dele.

Operador
Segundo apurou CONTATO, Wadê opera o esquema através da Associação de Doação de Medicamentos para Pessoas Carentes, com sede em Aparecida. Ele distribui amostras grátis de medicamentos conseguidos com médicos da Região. Ele frisou o cunho social do trabalho, mas insiste em omitir mais detalhes sobre o serviço. CONTATO encontrou-se com ele no momento em que saia da entrevista com Mário Vieira na sede do CODIVAP, realizada na quarta-feira 31.

O que sr faz hoje aqui?

Wadê: Eu fui fazer um serviço em São José dos Campos e na volta eu passei por aqui.

O sr sai de Aparecida para buscar remédios para doar. Quais recursos utiliza para bancar estas viagens? O que ganha com isso? Eu, graças a Deus, tenho o meu trabalho, faço eventos, tenho uma família boa, que me ajuda. Eu sou portador de deficiência há 16 anos, sofri um acidente na Dutra e gosto de ajudar como as pessoas me ajudaram na época [do acidente]. Tenho salário na Câmara, então, a gente faz o que gosta.

O seu mandato de vereador não fica prejudicado, uma vez que o sr fica percorrendo cidades para buscar medicamentos para Prefeituras?
Depende muito. Se você quiser saber do meu trabalho na Câmara Municipal de Aparecida é só você entrar no site. Tem lá os requerimentos, as indicações, projetos, tudo, a gente trabalha.

Eduardo César conhece o seu trabalho? Eu tenho contato com o Eduardo... Não é um serviço corriqueiro como você está pensando. É um serviço que gente fez questão de procurar no intuito de doar.

O Eduardo César sabe deste trabalho? Sabe.

Quem o autorizou utilizar a sede do CODIVAP como logística para distribuir medicamentos?
Não existe logística. Se eu tenho condição de doar, eu faço com o maior prazer.

O sr. teve que pedir permissão para alguém para usar a sede. Eu não estou usando.

Mário Vieira acabou de confirmar que o sr. usa a sede? Eu usei, porque é o seguinte. Houve uma sobra de amostras que eu não tinha lugar para colocar e pedi para colocar. Colocou, acabou.

Não estou entendendo qual o motivo de esconder informação do seu serviço, uma vez que o sr usa a sede do CODIVAP?
Não uso sede. Faço questão, se você quiser, vamos conhecer o nosso trabalho em Aparecida.

Ontem (terça-feira, 30) o Sr disse que fez esse serviço uma ou duas vezes só... Eu fiz. A questão é a seguinte. Meu espaço é pequeno. Eu quero ajudar. Tem município que não tem condições [de comprar medicamentos]. Eu tenho uma associação e ganho medicamento dos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário