sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Marina de Ubatuba é pioneira em receber Certificação Ambiental pela Fundação Vanzolini

No último sábado, 10, foi realizado no Centro Náutico Timoneiro um coquetel para formalizar o recebimento da 1ª Certificação Ambiental nível 1 emitida pela Fundação Vanzolini para as marinas que se adequaram ao “Projeto Marinas” no Brasil. O Timoneiro foi o pioneiro.

Estiveram presentes no evento cerca de 80 pessoas, entre elas o diretor do Timoneiro, Armando Afonso Arnoni, o vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa Filho e o seu diretor Marcos Velloso, o consultor Mitsuhisa Shoji, o representante da Fundação Vanzolini José Salvador da Silva Filho e associados.

O Centro Náutico Timoneiro, com mais de 30 anos de atuação, é hoje considerado um dos mais completos centros náuticos do litoral norte de São Paulo.

A excelência de seus serviços e a ampla infra-estrutura instalada, seja na área social ou náutica, é uma referência no setor e semelhante aos países de primeiro mundo.

Uma equipe de profissionais altamente qualificados consolidam o conceito implantado, desde a sua fundação, que é o de oferecer conforto, tranqüilidade, segurança e muita confiabilidade a todos os seus usuários.


A Certificação Ambiental do Projeto Marinas é um projeto que visa controlar e fiscalizar a poluição e a incorporação de boas práticas ambientais nas três bacias hidrográficas costeiras de São Paulo: litoral norte, baixada santista e litoral sul.



O projeto se destaca pela questão ambiental, mas também econômica, uma vez que o Brasil tem uma das maiores extensões de praias do mundo, com mais de 9 mil Km de costa, o que torna primordial as boas condições de uso dessa área. Voltado inicialmente para São Paulo, principal pólo de turismo e mercado náutico do Brasil, o projeto pode ser ampliado para todo o país, que conta hoje com uma frota de 650 mil barcos.
 
Considerando marina todo tipo de instalação náutica, a certificação garante a esses locais a implementação e o cumprimento de processos sistematizados para assegurar a conformidade legal e a melhoria do desempenho ambiental, assim como criar uma marca de confiança frente aos clientes, órgãos de controle ambiental e à sociedade em geral. Para concessão da certificação, todos os itens avaliados das marinas têm de ser aprovados. Entre alguns deles estão estrutura e manutenção das instalações; manejo de águas, combustíveis, esgotos e resíduos oleosos; controle de ruído; sítios arqueológicos; plano de manutenção e operação e plano de emergência.

A meta do projeto é contribuir para o crescimento sustentável das empresas náuticas e conscientizar a população, especialmente as pessoas ligadas às atividades náuticas e de pesca, sobre a importância das boas práticas de gestão para a preservação do ambiente marinho e da zona costeira. “Mais do que um documento de comprovação de uso de práticas não poluentes, a certificação é um compromisso das marinas com a sociedade”, afirma o professor da Fundação Vanzolini, José Salvador da Silva Filho, responsável por Novos Negócios da área de certificação. Ele salienta que, uma vez implementados, esses procedimentos se tornam objeto prático de gestão da empresa e servem inclusive de diferencial competitivo de mercado.



Os diretores da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa Filho e Marcos Velloso falaram sobre a importância de ter uma empresa associada ganhando essa certificação. “O setor náutico de Ubatuba mostra mais uma vez seu enorme potencial. A marina Timoneiro é motivo de orgulho e dedicação, pois ali são gerados empregos diretos e indiretos e mostra que é capaz de unir responsabilidade ambiental com progresso”, dizem os diretores da ACIU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário