sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Frediani busca informação sobre possível privatização de Parques estaduais

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou no dia 6 o decreto que cria o programa de parcerias, sendo a Fundação Florestal responsável pela transferência à iniciativa privada das atividades de turismo. A idéia é a privatização do turismo em cachoeiras, trilhas, cavernas, área verde, opções de lazer como arborismo e rafting, restaurantes Até lugar para se hospedar mudarão a partir de 2012 nos parques do Estado de São Paulo. A informação é da reportagem de Vanessa Correa publicada na edição da Folha.

De acordo com o texto, 33 parques estaduais poderão ter a administração transferida. Em troca do direito de explorar esses parques, que recebem cerca de 1,5 milhão de visitantes ao ano, as empresas terão de melhorar a infraestrutura, fazer obras de manutenção ou repassar parte dos lucros obtidos. O vereador Rogério Frediani já se manifestou buscando informações detalhadas sobre o decreto. Frediani encaminhou aos deputados tucanos Fernando Capez e Luiz Fernando Machado dados para estabelecer discussões e diálogos para propor a utilização de mão de obra e conhecimentos nativos das comunidades de Ubatuba.


“Em grande parte são gerações de ubatubanos que perderam suas terras ao PESM, que lá viviam e que podem ver nesta situação a alternativa de resgate da cidadania e renda as atividades de que eles conhecem bem e que gostam, pode ser uma forma de compensação para as famílias de caiçaras atingidas pela Unidade de Conservação”, comenta Frediani. Para o vereador o município também tem de propor algum dispositivo para que possa ganhar com isso, já que a área a ser explorada encontra-se em território municipal e Ubatuba tem autonomia para administrar e legislar sobre suas divisas. Frediani pretende se reunir mais uma vez com o Secretario de Meio Ambiente do estado, Bruno Covas, para tratar do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário