domingo, 6 de novembro de 2011

Primeira Prova de Canoas - Remadores de Ubatumirim - 20 de Novembro

Venha prestigiar a Cultura Caiçara

OS MORADORES E PESCADORES DA PRAIA DE UBATUMIRIM, REALIZARÃO, NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2011, A PARTIR DAS 08:00H, A PRIMEIRA PROVA DE CANOAS (REMADORES DE UBATUMIRIM), COM O OBJETIVO DE MANTER VIVA UMA DAS TRADIÇÕES DA CULTURA CAIÇARA.

UM POUQUINHO DA HISTORIA

A prova de canoas “Nossa Senhora das Dores” foi instituída no ano de 1957 na Enseada do Itagua. Idealizada pelo Professor Joaquim Lauro que, observando pescadores do cerco flutuante  do Cedro remando lado a lado em duas canoas para chegar ao Itaguá, criou o que constitui hoje, uma das principais tradições locais. Além de seu aspecto esportivo, essa competição representa um dos pontos altos do folclore de Ubatuba, atraindo por isso, grande número de pessoas, tanto turistas como moradores locais durante suas realizações. As provas eram divididas nas mesmas categorias que as disputadas  neste evento e a premiações, hoje diferentes, era realizada com materiais úteis no dia a dia dos remadores como: lanternas, fio de pesca, par de botas e rádios entre outros.

A Competição
A competição se constitui em 05 categorias, 04 masculinas e 01 feminina. As categorias masculinas estão divididas em:  01 remo, 02 remos, 03 remos e 04 remos. A categoria feminina será realizada com 02 remos.

A premiação de todas as categorias será realizada da seguinte forma:

Primeira lugar: troféu  e um brinde
Segundo lugar: troféu e um brinde
Terceiro lugar: troféu e um brinde
Quarto lugar: Medalha
Quinto lugar: Medalha

Todos os remadores receberão uma camiseta do evento.

Os últimos colocados de cada categoria receberão um vidro de Biotônico Fontoura, recebendo assim, um estimulo para as próximas  “provas de canoas”, mantendo a tradição local. Os troféus e medalhas serão confeccionados por artesões locais.

Após o almoço oferecido aos remadores haverá muita música e danças tradicionais como Fandango Caiçara.

Contamos com a sua presença.

Local: Praia de Ubatumirim (em frente ao quiosque da Zita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário