terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1º Encontro de Lideranças Jovens dos Partidos Políticos de Ubatuba

Aconteceu nesta quarta-feira, 14 de novembro de 2011, na Câmara Municipal de Ubatuba, o primeiro encontro de lideranças jovens dos partidos políticos. Este evento ocorreu com o intuito de abrir um diálogo entre a juventude local, de modo a deixar claro o que queremos e quais são nossas prioridades.

A organização do evento e a seleção das lideranças partidárias que compuseram a mesa de debates foram de iniciativa do presidente da Juventude Socialista Brasileira de Ubatuba, Christian Brüske.

A mediação do debate, inicialmente foi dada ao meu amigo de longa data Elton Herrerias Jr, mas, depois de certa altura dos debates, foi assumida pelo próprio Christian que, ao acumular as funções de presidente da mesa, debatedor e mediador ao mesmo tempo, acabou por provocar um acirramento de ânimos.

Restou ao Elton, além da representação do terceiro setor nos debates, apenas a tarefa de anunciar os tópicos pré-estabelecidos. Neste ponto fiquei um pouco decepcionado, pois achei desrespeitosa a sua substituição em meio aos debates, hava visto que ele se dispôs a estar lá nos auxiliando neste importante evento em prol da juventude de Ubatuba.

A mesa de debates foi composta por mim, que lá estava representando o PRTB Jovem, Fabrício Machado pela JPSDB, Bruno Cesar e Christian Brüske, ambos pela JSB, Ricardo Siqueira pelo PSC, Gady Gonzáles pelo PR e Evandro Marques pelo PTB. Estavam ausentes os convidados que representariam o PT (Leonildo Rolim) e PSL (Jair Júnior). Posteriormente veio a compor a mesa o estudante Leonardo Silva representando os jovens de Ubatuba que ali estavam.

As autoridades presentes no evento foram o secretário de saúde Clingel Frota, o vereador Americano e os vereadores Silvinho Brandão, Rogério Frediani e Romerson de Oliveira através de suas assessorias. Também destaco a presença do vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa Filho, único pré-candidato a prefeito de Ubatuba que se dignou a comparecer, sendo que todos foram convidados.

Exceto por alguns ânimos mais exaltados e algumas picuinhas pessoais, foram muito boas as intervenções dos debatedores. Os temas abordados foram o incentivo a permanência do jovem na cidade, inclusão social, participação, visão política, mudanças necessárias ao nosso município e o direito a saúde.

Uma coisa que uniu a todos foi a percepção de que é de extrema importância maior participação dos jovens na política local, sendo ela partidária ou não, pois sabemos que todas as grandes mudanças do mundo foram promovidas através da própria juventude, que tem como característica marcante o inconformismo e o espírito de luta.

Outro tópico sobre o qual houve concordância geral é o de que, para que o jovem permaneça em nosso município, é de fundamental importância que a administração pública comece a investir em uma educação de qualidade, buscando incentivar uma melhor qualificação profissional. Existem diversos projetos para educação no governo federal e estadual, por meio dos quais são disponibilizados recursos aos municípios para essa finalidade, faltando, a meu ver, interesse político de nossos atuais governantes para que cheguem a nós, munícipes de Ubatuba.

Abordei o assunto da falta de empregos de qualidade no município, expondo que compartilho do sentimento de tantos jovens que tem que sair da cidade para trabalhar e o quanto fico triste por isso. O salário médio dos brasileiros, segundo o IBGE é de cerca de R$ 1.200,00. Fico indignado ao perceber que este seja considerado um salário alto em nossa cidade. Por acaso, somos piores que os outros cidadãos para recebermos tão menos do que eles?

Também defendi, em minhas intervenções, uma maior exploração das belezas naturais de nossa cidade no sentido da realização de maiores investimentos no ecoturismo, como forma de minimizar o problema da sazonalidade que tanto atrapalha o desenvolvimento de nossa cidade.

Fiz também um apelo à administração para que invista um pouco mais na segurança do munícipe. Acho um absurdo, por exemplo, que não se possa andar tranqüilo à noite na ciclovia, pois temos um elevado numero de assaltos por lá. E, diga-se, não estamos falando de um local ermo, isolado, mas sim a uma das principais atrações turísticas e populares situada em pleno centro de nossa cidade.

No cômputo geral creio que conseguimos um bom resultado uma vez que saímos de lá com a idéia de superarmos as divergências partidárias e nos unirmos em prol da juventude, criando uma frente suprapartidária para agirmos buscando promover a participação dos jovens nas decisões políticas de Ubatuba.

Como o objetivo é promover a interação política da juventude local, deixo ao final meus contatos e abro as portas do PRTB para qualquer jovem que estiver interessado em ajudar a melhorar nosso município.

Venha se juntar a esta corrente. Vamos juntos!

Leo Rocha
Claro (12) 9118 5976 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário