quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Balanço/ACSP – 1ª quinzena de janeiro de 2012 Dados referentes à Capital de SP

Liquidações impulsionam vendas no início do ano

“O consumidor, apesar de otimista, conforme dados da última pesquisa da ACSP/Ipsos, continua mais cauteloso em relação aos seus gastos, dando prioridade à quitação ou renegociação de suas dívidas neste inicio de 2012”, afirma ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mede as vendas a prazo, apresentou alta de 5,3% na primeira quinzena de janeiro de 2012, na comparação com igual período de 2011.

Na mesma base de comparação entre períodos, oSCPC/Cheque (que mede as vendas à vista) registrou crescimento de 2,4%, na mesma comparação entre períodos e mesmo número de dias úteis, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada nas informações fornecidas por sua empresa Boa Vista Serviços (BVS), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Vale ressaltar que na primeira semana de janeiro o SCPC registrava alta de 6,6%, sinalizando que as liquidações dos estoques podem ter diminuído. Enquanto isso na primeira semana de janeiro o SCPC/Cheque, que crescia apenas 0,1%, acelerou para 2,4% na quinzena, mostrando que o consumidor esperou que o dinheiro do pagamento caísse na conta para emitir o cheque.

Inadimplência: 1ª quinzena de janeiro 2012

Os registros recebidos (carnês em atraso) cresceram 6,5% na primeira quinzena de janeiro de 2012, comparados com igual período de 2011. Já os registros cancelados/renegociações de crédito cresceram mais: 10,9% (na mesma comparação entre períodos), sinalizando que o consumidor continua priorizando as renegociações de dívidas em atraso. Esse comportamento deverá manter a inadimplência estabilizada e sob controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário