segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bandeira Azul

“Iniciativas como as do Programa Bandeira Azul são importantes, pois valorizam o que dá certo e o que é bom. É uma ação internacional que visa destacar boas práticas e bons exemplos e é isso que a causa ambiental precisa. Um enfoque positivo que mobilize as pessoas"  Torben Grael - Capitão do Brasil 1
O Programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education - Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais.

O Programa existe desde 1987 e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessário a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representam os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que podem colaborar na implantação e efetivação do Programa. A certificação Bandeira Azul será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios.

O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, sendo certificável. Ou seja, ao cumprir uma série de critérios pré-estabelecidos a praia ou marina que participe do Programa pode solicitar uma certificação internacional – a Bandeira Azul. Obter a Bandeira é uma grande responsabilidade que deve ser traduzida em mudança de comportamento e gestão responsável. Hastear a bandeira é somente o início do processo de mudança.

Para saber mais acesse AQUI o documento com perguntas e respostas freqüentes do Programa Bandeira Azul.

Outros documentos importantes:



 Praias Certificadas:
Temporada 2009/2010 - Jurerê Internacional, Florianópolis - SC
Temporada 2010/2011 - Praia do Tombo, Guarujá - SP

 Marina Certificada:
Temporada 2010/2011 - Marina Costabella, Angra dos Reis - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário