sexta-feira, 16 de março de 2012

Animal Também é Vida

Animais não são simplesmente objetos que nós cuidamos ou descuidamos. Animais também são VIDA!

Do mesmo jeito que temos cuidados com nós mesmos, temos que ter com os nossos bichinhos de estimação e respeito pelos que são de rua!

Cuide bem, do seu cachorro, gato, papagaio, coelho, porquinho, qualquer um! Mas cuide! Quando pegamos um bichinho para criar eles se tornam totalmente dependentes da gente. E não é só dar comida e água...eles também precisam de muito carinho e de atenção!

Infelizmente em nossa cidade é muito comum ouvirmos relatos de maus tratos a animais. Como poder um ser humano ser tão perverso e fazer maldades com um bichinho tão dócil e fiel?

Além de maltratarem seu próprio bichinho, algumas pessoas maltratam animais de rua também. Alguns pelo simples fato de o cãozinho ou o gato passar na sua frente. Essas pessoas terríveis chutam, xingam...Para quê fazer isso? Para quê tanta maldade? Se não gosta de animais, não precisa agradar, apenas respeite aquela vidinha...

Caso você veja ou saiba de maus-tratos cometidos contra qualquer tipo de animal, não pense duas vezes: vá a delegacia de polícia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao Fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça. Maus-tratos é crime!!!

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). É importante levar com você uma cópia do número da Lei (no caso, a 9.605/98) e do Art. 32 porque, em geral, as autoridades policiais nem tem conhecimento dessa lei. Leve também o Art. 319 do Código Penal, caso a autoridade se recuse a abrir o Boletim de Ocorrência. Afinal de contas estamos no Brasil, e se os próprios cidadãos deste País sofrem com o descaso de muitas autoridades, imagine os animais! Eis o texto da Lei:

"Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98- È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.

Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são abandono, manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis, deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico, envenenamento, agressão física, covarde e exagerada, mutilação, utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento, não procurar um veterinário se o animal estiver doente, entre muitos outros.

Lembre-se...um bichinho não sabe pedir socorro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário