domingo, 25 de março de 2012

Saiba Como Participar das Conferências Virtuais e Livres da Consocial

Fonte: CGU

Criadas para ampliar envolvimento da população, as Etapas Livres e Virtual são apresentadas de forma lúdica, na rede social, convidando todos os interessados a participar dos debates

A mobilização de milhares de pessoas de todo o País para a 1a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1a Consocial) cresce a cada dia. Exemplo disso são as Etapas Livres e a Virtual, que promovem e estimulam a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública. Portanto, para que cada vez mais pessoas se envolvam nesta causa, foi lançado, no Youtube, um vídeo convidando os interessados a participar destas modalidades de Conferência.

Conferência Virtual

A Etapa Virtual promove fóruns de debate na internet até o dia 8 de abril, por meio do Portal e-Democracia. Para participar, basta acessar o site (http://edemocracia.camara.gov.br) e fazer um rápido cadastro, com nome, e-mail e estado de residência.

Todos podem contribuir com propostas sobre o acompanhamento da sociedade no controle e na gestão pública, e, ao final da Conferência Virtual, as 80 proposições mais pontuadas serão incorporadas ao caderno de propostas. O documento será debatido entre os dias 18 e 20 de maio deste ano, em Brasília (DF), durante a Etapa Nacional. Para ir a esta, serão selecionadas dez pessoas da Conferência Virtual, que terão suas despesas custeadas (passagem, hospedagem e alimentação). Os convidados terão direito a voz nos debates, mas não a voto.

Conferências Livres

Complementares às Conferências Municipais/Regionais e Estaduais, as Conferências Livres podem ser promovidas por segmentos da sociedade civil, pelos conselhos de políticas públicas e pelo próprio poder público.

Siga os seguintes passos para realizar uma Conferência Livre:

1 - Acesse o site da 1a Consocial.

2 - Faça o download e imprima o Texto-Base da Conferência.

3 - Reúna seu grupo (amigos, vizinhos, colegas de trabalho, parentes etc.) e discuta as questões propostas no Texto-Base. Você pode debater quantos Eixos Temáticos quiser. Se preferir, faça uma Conferência Livre para cada um deles.

4 - Relacione todas as propostas/diretrizes resultantes da discussão do seu grupo. Dessas, priorize dez para encaminhar à Coordenação Nacional da 1a Consocial. O resultado final, que deverá ser encaminhado pela internet, é de até dez proposições, que podem ser todas de um Eixo Temático ou divididas entre eles.

5 - Acesse o site da 1a Consocial e clique no banner “Relatório das Etapas Preparatórias”.

6 - Faça seu cadastro informando a realização de uma Conferência Livre.

7 - Envie o cadastro e aguarde receber da moderação o login e senha para o preenchimento do relatório.

8 - Após receber login e senha, clique novamente em “Relatório das Etapas Preparatórias” e insira o resultado da sua Conferência Livre.

9 - Pronto! Suas propostas receberão um número e será possível acompanhar o desdobramento delas na Etapa Nacional. As proposições de todas as etapas preparatórias (municipais/regionais, estaduais e distrital) para a Etapa Nacional da 1a Consocial. A Conferência Livre pode ser realizada e informada pelo site até 8/4/2012.

10 - Para acompanhar suas propostas, acesse o link www.consocial.cgu.gov.br/transparencia/ e confira, também, o registro das proposições de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário