sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aciu e Sebrae Realizam Mais um Empretec em Ubatuba

Em sua sexta edição na cidade, seminário estimula empresários para a “prática empreendedora”

25 pessoas. Esse é o número de empresários da cidade que neste ano aceitaram o desafio de desenvolver características de comportamentos empreendedores para busca do sucesso empresarial.

O Seminário Empretec é um programa criado pela ONU e viabilizado no Brasil através do Sebrae incentivando a criação e o desenvolvimento de empresas. A sua metodologia é comportamental e visa capacitar futuros empreendedores e empresários a obterem melhores resultados à frente dos negócios e ajudar na criação de novas empresas.

Voltado à micro, pequenos, médios e futuros empresários, o seminário tem como objetivo estimular o empreendedor ou aquele que pretende abrir seu próprio negócio a despertar ou valorizar suas potencialidades, detectar seus pontos fracos e desenvolver práticas de gestão que proporcionem à sua empresa poder de competitividade no mercado.

O Empretec possibilita ao participante fazer uma autoavaliação das principais características que todo empreendedor deve ter, tais como, iniciativa na busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar e monitorar, capacidade para buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança, exigência de qualidade e eficiência.

O início foi no último dia 9 e o encerramento foi no dia 14 de abril.

Nestes 6 dias de duração, os facilitadores do Sebrae, que ministraram o curso no Ubatuba Palace, simularam situações identificadas com a realidade de uma empresa. A tarefa dos alunos foi solucionar problemas, bem como buscar alternativas originais e producentes com vistas na expansão, o que significa que lidam, na prática, com os desafios do dia-a-dia do mundo empresarial. “De certa forma, as pessoas já têm uma maneira natural de agir e por isso dificilmente buscam uma ferramenta para observar as partes falhas que cometem, e o seminário é muito enriquecedor por causa disso, pois traz a oportunidade de a pessoa querer mudar com um conjunto de metodologias, técnicas e dinâmicas que os auxiliarão muito”, explica um dos facilitadores do Sebrae.

“A estratégia é o desenvolvimento da micro, pequena e média empresa, pois são elas que impulsionam a economia regional. Esse é o motivo que faz do empreendedor o foco do Empretec, porque o sucesso desse tipo de empresa depende mais diretamente do proprietário. O diferencial da capacitação é a prática empresarial, que oferecemos através de vivências, jogos, estudos de caso, pesquisa, entre outras atividades”, enfatiza Marcos Pedro Lopes, que juntamente com Marcos Roberto e Edgar faz parte da equipe de facilitadores do Sebrae que está à frente desta sexta edição do curso em Ubatuba.

Sucesso
De acordo com o Sebrae, mais de 100.000 empreendedores já participaram do Empretec no Brasil. A se considerar a avaliação dos que estão fazendo o curso em Ubatuba, seus objetivos estão sendo plenamente atingidos. “O curso é extremamente importante, pois nos ajuda a sermos disciplinados, estabelecer metas e objetivos de forma organizada para serem colocados em prática na empresa. Além disso, passamos a nos enxergar como empreendedores de uma forma inédita e a detectar nossos pontos fracos”, avalia Gerson Campos, um dos participantes.

“O autoconhecimento, a melhor compreensão do mundo dos negócios e a fixação de metas de superação e crescimento são alguns dos muitos ensinamentos que tive. Vale muito a pena mesmo”, acrescentou o proprietário da Pizzaria Bucaneiros. O Empretec foi realizado em Ubatuba através de uma parceria firmada entre o escritório Regional do Sebrae de São José dos Campos, a Associação Comercial de Ubatuba e o Conselho Gestor do PAE Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário