quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aqui e Agora

Elias Penteado Leopoldo Guerra

Você pode viajar de carro por uma estrada, em uma noite muito escura, sem luar, de Porto Alegre a Belém, tendo visão adiante da estrada de somente cerca de cinqüenta metros, que é o alcance médio dos faróis de um carro. É só o que você consegue ver da estrada sob a luz dos faróis de seu carro, é o que você consegue perceber, ter consciência e, no entanto, é o suficiente, pois deste modo você pode percorrer, com todas as suas curvas, os quase quatro mil quilômetros de estrada que separam as duas cidades, viajando à noite, em escuridão total, sem saber, em determinado momento, o que há mais adiante.

É assim também o que ocorre em nossa vida, só se pode perceber e ter consciência do que está ocorrendo no momento presente O passado já se foi, tornou-se história, lembrança, não existe mais e o futuro é somente uma expectativa, um desejo, algo que se quer alcançar, mas que ainda não existe!

Na vida prática, no dia a dia de nossa existência, deixamos de ter a mesma confiança e aceitação no que podemos perceber e ter conhecimento, como temos quando na estrada em viagem de Porto Alegre e Belém, na escuridão da noite, pelos faróis de nosso carro. Nesta situação não podemos saber o que acontecerá, o que haverá na estrada, mas saímos e viajamos confiantes e, estando alerta e atentos, com atenção em cada trecho da estrada que estamos percorrendo, chegaremos tranquilamente ao nosso destino que determinamos.

Por que não adotamos esta mesma atitude no cotidiano de nossa vida, tendo esta confiança no momento presente, no aqui e agora, que é a única realidade que existe de verdade? O passado já não existe mais, o futuro ainda nem começou a existir – é só uma expectativa, um anseio, um desejo, mas que não podemos viver no agora.

A tranqüilidade, a paz, somente surgirá quando tivermos total consciência do que ocorre no momento presente, quando nossa atenção e percepção estiver no aqui e agora. Esta é a única possibilidade de tornarmos realidade  aquilo que desejamos para o nosso futuro. Portanto o futuro só acontecerá como almejamos não só se tivermos plena consciência do aqui e agora, mas desde que tenhamos muito claro o que de fato aspiramos, queremos para nossa vida.

Portanto é necessário que se saiba aonde se quer chegar, pois aquele que viaja sem um destino definido nunca chegará a lugar algum. Mas somente podemos  estar alerta, atento, consciente do que está acontecendo agora e aqui, desde que  saibamos porque estamos aqui bem como para onde queremos ir; embora tenhamos que ter consciência que não se pode ter certeza absoluta de tudo, pois a realidade está em mudança constante. Certamente se terá maior possibilidade de alcançarmos nosso destino se tivermos claramente definido o que queremos.

Tudo, assim,  depende de nós mesmos, da atitude de confiança que tenhamos,  da consciência que tenhamos de quem somos, porque existimos e, portanto, para onde queremos e devemos ir e que decidamos qual será nosso destino.

Quando se chega ao nosso destino ele já não é mais o nosso destino – pois já estamos lá, ele já é a nossa realidade, o nosso precioso presente! Só quando chegarmos lá é que seremos nós!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário