quarta-feira, 6 de junho de 2012

Gerson Biguá e a Obra Embargada Pelo CONDEPHAAT em Ubatuba

Texto: Marcos de Barros Leopoldo Guerra
Nas duas últimas sessões da Câmara de Ubatuba o até então vereador Gerson de Oliveira, vulgarmente conhecido por Gerson Biguá, demonstrou publicamente que seus interesses pessoais estão acima de tudo e de todos. Totalmente absurda e imoral sua defesa incondicional aos desmandos e ilegalidades de Eduardo Cesar, até então prefeito de Ubatuba, no caso do nome que seria dado a obra do Centro de Professorado que foi embarghada pelo CONDEPHAAT.

Na 14a Sessão Gerson Biguá afirmou que as obras do Centro de Professorado, que magicamente se tornou Teatro, não possuíam qualquer embargo. Na 15a Sessão Gerson Biguá afirma que a obra está 99% pronta e que portanto deve ser inaugurada, independentemente de sua legalidade, pois uma possível demolição da mesma traria prejuízos ao contribuinte.

Inicialmente cabe esclarecer a esse nefasto, vereador, que demonstra representar apenas seus interesses medíocres e pessoais em detrimento da moralidade, da eficiência e da impessoalidade, que são irresponsáveis como ele que realmente dão prejuízo a população. No caso do tal Teatro emabargado pelo CONDEPHAAT, ressalta-se que o mesmo se deu por desobediência à normas que estabelecem como podem ser feitas as construções próximas a um Patrimônio Histórico, no caso o Casarão do Porto que é o único bem público nessa situação em Ubatuba. O desrespeito ao embargo oriundo de um total descaso com o Patrimônio Histórico é, por sí só, um grande prejuízo. No que tange a possíveis perdas em dinheiro decorrentes da demolição, cabe esclarecer que na Ação Popular que eu impetrei, tomei a cautela de pedir o bloqueio dos bens dos envolvidos, incluindo a empresa SCOPUS, para garantir que o dinheiro gasto ilegalmente voltasse aos cofres públicos.

É incrrível o desprezo que Gerson Biguá demonstra pela população ao, publicamente, erguer a bandeira da imoralidade e da ilegalidade, através da tese, implícita, de que os fins justificam os meios e que como a obra já está pronta deve ser utilizada. Como se não bastasse o nefasto vereador vai além e afirma que nunca houve qualquer questionamento sobre a legalidade da obra. 

Os questionamentos existiram e a maior prova disso é que a obra foi embargada pelo CONDEPHAAT em agosto de 2011. Antes disso o embargo somente não foi realizado pois o mentiroso e igualmente nefasto Eduardo de Souza Cesar afirmou que somente continuaria a obra após ter a aprovação do CONDEPHAAT. Tal qual nós, ingênuos cidadãos, os responsáveis pelo CONDEPHAAT também foram ludibriados e a obra continuou a ser executada. Na sequência tivemos também as omissões e até mesmo conivência com esse desperdício de dinheiro público, de membros do Ministério Público de Ubatuba, em especial do incompetente, negligente e igualmente nefasto, até então promotor de justiça Jaime Meira do Nascimento Júnior, o qual apesar de determinação expressa da Ouvidoria do Ministério Público, nada fez e mais uma vez optou por brincar de Percy Kuster e de Rogério Frediani e engavetou documentos que são de interesse da população. Portanto se Eduardo Cesar e os demais envolvidos seguiram nessa luta incessante de utilização indevida e ilegal de recursos pú blicos, os mesmos o fizaeram totalmente cientes das possíveis consequencias e, deste modo, nada mais justo do que fazê-los arcar com a responsabilidade de seus atos de improbidade.

Seria muito útil que algum Vereador solicitasse, com urgência, um posicionamento do CONDEPHAAT sobre a questão, haja vista que um ofício nesse sentido para a Prefeitura de Ubatuba é total perda de tempo, pois as informações prestadas pelos atuais ocupantes da administração municipal, geralmente são mentirosas, haja vista que o próprio chefe do executivo não é confiável e seus homens de confiança também não o são.

3 comentários:

  1. Tenho para mim que Biguá é sem dúvida nenhuma o ser mais nocivo à nossa cidade. Os ouros são todos aprendizes. Este mequetrefe sempre foi quem brincou com a lei 711/84 (lei de uso do solo de Ubatuba) a seu bel prazer, beneficiando construtora e desta forma montando seu patrimonio. Ele sempre defendeu a ilegalidade em todas as situações no que diz respeito principalmente às normas idilicias. No mais se a obra está 99% concluida conf. o mesmo disse na seção de camara é porque houve DESRESPEITO ao embargo imposto. Prejuizos a população já teve e muito nestes quase 8 anos desta administração corrupta e oportunista, como o fato de deixar (estratégicamentepara proximos das eleições a questão fundiária onde segundo Salgado, deve beneficiar mais 1000 famílias e na cabeça do politico oportunista pelo menos 5000 votos.
    c.marques

    ResponderExcluir
  2. Sem contar na poluição visual causada por não só aquela mega obra quanto a do comercio do outro lado da praça.. ambas "tumultuam" a praça na qual a unica e maior obra que deveria haver ali seria a nossa centenária Igreja!!! eu tenho vergonha dos vereadores e do prefeito corrupto que aqui se alojaram nos ultimos anos.... VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  3. Biguá retalhador da lei 711/84,pintou e bordou com a lei ,faz o que quer e como quer,agora pergunto,com um representante do povo faz tanta lambança,e nada acontece,raposa velha, malandro,um câncer na administração municipal.Mas não faz isto sozinho, tem apoio dos demais vereadores para aprovar tal mudança.CADEIA NELES.............

    ResponderExcluir