segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Hora da Verdade Para o PSDB de Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

As eleições de 2012 estão próximas e mais uma vez Rogéruio Frediani, até então presidente do diretório do PSDB de Ubatuba, terá que enfrentar as consequências de seus atos, mentiras e manipulações.

Rogério Frediani parece ter se esquecido que nas eleições de 2008 apenas 397 votos o separaram da derrota. O quociente eleitoral em 2008, que dá direito ao partido de obter ao menos uma vaga foi de 4339 votos, sendo que a coligação PSDB/PTC obteve 4736 votos. O PTC à época presidido por Benedito Moreira dos Santos (Ditinho) fez a coligação com o PSDB, porém indicou apenas um candidato para concorrer, no caso o próprio Ditinho. O PSDB apresentou os demais 18 candidatos da chapa que totalizou 19 nomes.

Quando um partido concorre sozinho, ou seja, sem coligação, o mesmo pode apresentar, para uma eleição com 10 vagas de Vereador, no máximo 15 candidatos. Ao se coligar a coligação pode apresentar 20 candidatos, ou seja o dobro do número de vagas a Vereador a serem preenchidas. Conclui-se que além de Ditinho ter contribuido com seus votos e de sua legenda para a eleição de Rogério Frediani, o mesmo ainda cedeu vagas ao PSDB pois não apresentou mais candidatos pelo PTC. Em uma coligação normal Rogério Frediani teria que ter optado por apenas 10 nomes, cortando assim as expectativas de alguns candidatos e tendo que avaliar quais seriam os nomes com verdadeiras chances de auxiliar na obtenção do quociente eleitoral. Apesar do apoio recebido de  Ditinho, tão logo se elegeu, Rogério Frediani virou as costas para o mesmo e sequer o agradeceu. 

Agora em 2012 Rogério Frediani aparenta continuar imaginando que a população é cega, surda e muda e que através de meia dúzia de mentiras ou manipulações poderá chegar a algum lugar. É fato incontroverso que o DEM de Ubatuba teve sua executiva alterada graças ao trabalho do Vereador Ricardo Cortes e do Ditinho. O que qualquer cidadão comum e minimamente inteligente pensaria é que em função da proximidade do PSDB e do DEM, Rogério Frediani deveria ter aproveitado a oportunidade para juntar esforços com o Vereador Ricardo Cortes auxiliando-o a justificar a necessidade de alteração da executiva municipal. Ocorre que Rogério Frediani atuou em sentido oposto, chegando até mesmo a se reunir às escondidas, no aeroporto de Cumbica - SP, com Eduardo Cesar e, pasmem, indo ambos no mesmo carro até a Assembléia Legislativa, para mais uma vez tentarem atrapalhar a luta do Vereador Ricardo Cortes e Ditinho.

Enquanto agia na surdina, se encontrando às escondidas com seu amigo e provavelmente mentor Eduardo de Souza Cesar,  Rogério Frediani dizia para o grupo que o apoiava e ainda acreditava nele que o DEM de Ubatuba seria dele com a maior facilidade, a qualquer momento, pois estava em suas mãos e sob seu controle. As mesmas informações sobre um suposto controle com relação a outras legendas incluia o PTB e até mesmo o PV, ambos de Ubatuba. 

Hoje Rogério Frediani começa a ter que enacarar a realidade e suas mentiras e manipulações passaram a ser de conhecimento público. A maior prova de que o PSDB de Ubatuba não possui o tamanho e a representatividade que Rogério Frediani afirma possuir é a sua recente luta na Câmara Municipal de Ubatuba para aumentar o número de Vereadores para 13 cadeiras, chegando até mesmo a votar contra a redução. Salienta-se que Rogério Frediani não foi contra a diminuição do número de Vereadores pelo fato do Regimento Interno da Câmara ter sido desrespeitado. Sua posição se baseou única e exclusivamente no fato de querer um maior número de Vereadores por temer não conseguir eleger ao menos um Vereador, caso o quociente eleitoral não fosse diminuido. Mais uma vez Rogério Frediani demonstrou pouco se importar com a opinião da população que deseja diminuir o número de Vereadores, dificultando assim o acesso de candidatos com pouca ou nenhuma expressão. Rogério Frediani demonstra que seus interesses pessoais estão acima de tudo e de todos e para ele o que realmente importa e ganhar a qualquer custo as eleições. 

Cabe ao eleitor e cidadão de Ubatuba e até mesmo aos integrantes do PSDB refletirem se é este o perfil de político que Ubatuba merece e necessita. Rogério Frediani, a cada dia, se assemelha mais a uma versão popular, sem roupas de grife, de Eduardo de Souza Cesar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário