quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ditinho Uma Lição de Vida e de Senso de Cidadania

Texto: Marcos de Barros Leopoldo  Guerra

Benedito Moreira dos Santos, conhecido por Ditinho em Ubatuba, é o grande responsável por todo esse processo de mudança e de recuperação de Ubatuba que já teve início. Enquanto muitos com capacidade intelectual, de influência e até poder econômico se calaram e foram submissos à vontade de políticos que desviam dinheiro público como Eduardo de Souza Cesar, houve e ainda há uma pessoa que acreditou que seria possível liquidar com essas celulas de câncer da política de Ubatuba. Ditinho foi e é essa pessoa.

Espero que Ditinho tenha consciência de que aqueles que ainda o criticam, estão na realidade, criticando a sí próprios por terem percebido que se tivessem tido a coragem e a firmeza de caráter de Ditinho Ubatuba poderia nesse momento estar em franco desenvolvimento, pois estaria livre da máfia de Eduardo Cesar e Gil Arantes.

Vivemos em uma sociedade onde muitos daqueles que estão no poder fazem questão de criar uma barreira imaginária para impedir que outros alcancem o que almejam. Essa barreira consiste em vender a idéia de que o mundo é assim mesmo, que não adianta tentar mudar ou lutar por mudanças pois, dinheiro e influência estão acima de tudo e de todos. Ocorre que o que torna um desejo impossível é a crença de o mesmo ser inviável.

Não há limites para o Homem mesmo porque somos uma partícula divina e como tal podemos e teremos tudo que quisermos ter, bastando para isso que tenhamos em mente uma única meta por vez pois o caminho para alcança-la será construído naturalmente. Quanto maior a meta mais difícil o caminho para alcançá-la, sendo que durante o trajeto muitas dificuldades irão aparecer. O mais interessante é que quando o bjetivo é alcançado e olhamos para traz percebemos que todas as dificuldades, que pareciam obstáculos intransponíveis, eram na realidade caminhos errados que caso tivessemos seguido não nos teriam levado ao nosso objetivo.

Apesar de Ditinho ser ridicularizado pela cidade ele não se afastou de seu objetivo de tomar o controle do DEM de Eduardo Cesar. Começou do zero, batendo de gabinete em gabinete na Assembléia Legislativa de São Paulo e somente após muita insistência e dedicação começou a ser ouvido. Gostem ou não os hipócritas de Ubatuba que ainda menosprezam o Ditinho o fato é que ele é respeitado em Ubatuba e em São Paulo por aqueles que realmente possuem bom senso e até mesmo poder. 

É sempre bom lembrar que ser respeitado por políticos como Eduardo Cesar e Rogério Frediani  não possui o menor valor pois eles personificam a imagem do político aproveitador, desleal e sem caráter que se vende mais barato do que prostituta de beira de estrada. Ubatuba irá se livrar desses aproveitadores, compradores de voto e ímprobos graças ao fato de estarmos convictos de que podemos ter uma classe de políticos melhor, portanto Ditinho deve dar graças a Deus por não ter o respeito e a consideração da máfia de Eduardo Cesar e Rogério Frediani.

Seria muito oportuno que antes de chamarem o Ditinho de cachaceiro, inconveniente, despreparado ou coisas do gênero, aqueles que o criticam olhassem para sí próprios e encarassem a realidade de que não passam de covardes, serviçais que se contentaram durantes muitos anos com as migalhas que caiam do prato de Eduardo Cesar ou de mais algum corrupto de plantão.

Talvez Ditinho beba para esquecer que aqueles que possuem a obrigação de agir e até mesmo ganham para isso prefiram se omitir. De qualquer modo é muito melhor beber do que ter que ficar de quatro para traficantes e bicheiros, ou ainda levar tapa na cara de ex Secretário de Meio Ambiente e nada fazer (vide Rogério Frediani e Juan).

2 comentários:

  1. Elias Penteado Leopoldo Guerra5 de julho de 2012 às 16:13

    Esta matéria é um profundo tratado sobre cidadania, merecendo assim nossa atenta atenção e resolução de agir como cidadão conscientes e responsáveis.

    ResponderExcluir
  2. Há muito o Ditinho se faz por sí só. Sempre teceu sua determinação com honra e honestidade. Jamais se corrompeu, apesar das ofertas e das pressões para que se calasse.
    Sempre fomos amigos, desde o primeiro dia que nos conhecemos e, cada um a seu modo, entrincheirados para nos proteger de malfeitores, sempre combatemos com unhas e dentes os despreparados que teimam em desestabilizar o desenvolvimento de nossa Ubatuba.
    Vida longa ao Ditinho!

    ResponderExcluir