quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cetra Promoveu Palestra Sobre Ética na Função Pública

O Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (Cetra), com o apoio da Secretaria de Primeira Instância, promoveu no dia 31 dce julho de 2012 mais uma palestra que contou com a participação de 390 funcionários no Fórum João Mendes Júnior, além de cerca de mil expectadores via transmissão online em 43 comarcas do Estado. O Cetra foi criado com o objetivo de promover o aperfeiçoamento constante dos servidores, através da realização de treinamento e capacitação.

O tema abordado na palestra desta terça-feira foi “Ética na Função Pública – da Ira à Arte de Amar”, ministrado pelo juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital. O magistrado, que é doutor e mestre em direito administrativo pela PUC/SP, também integra o Instituto Brasileiro de Estudos da Função Pública, aberto no ano passado em parceria com outros oito países da América.

O juiz iniciou sua explanação contando a história da mulher de César. Pompéia foi acusada de infidelidade, mas o imperador declarou ignorar o que se dizia a respeito da esposa, que acabou inocentada. No entanto, Cesar se separou de sua mulher. Para quem o acusava de ser contraditório por defendê-la no Tribunal e condená-la em casa, ele teria afirmado: “não basta ser honesto, é preciso parecer honesto”.

A partir desta célebre frase, Luis Manuel desenvolveu sua aula. Citou vários pensadores da história para ressaltar a importância de se levar em consideração o que o outro pensa. “Não devemos agir apenas de acordo com a nossa consciência. É preciso sair da sua posição e se colocar no lugar do outro”, afirmou. E destacou que, no caso da função pública, é necessário se pautar pelo que a sociedade considera ético.

A mesa da palestra também foi composta pelo diretor assessor da Presidência do Tribunal e coordenador do Cetra, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar, e pelas integrantes da Coordenadoria de Apoio ao Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP, Ana Raquel Orlando e Regina Yoshie Koshiyama.

A próxima palestra do Cetra no Fórum João Mendes Júnior ocorrerá no dia 7 de agosto, sobre o tema “Teoria Geral do Negócio Jurídico”, ministrada pelo juiz Cláudio Luiz Bueno de Godoy.

        Contatos Cetra
        Telefone: (11) 2171–6454
        Email: cetra@tjsp.jus.br

        Comunicação Social TJSP – CA (texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário