quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Porque Moromizato Será o Novo Prefeito de Ubatuba


Texto: Marcos de Barros Leopoldo Guerra

Por mais que alguns descontentes critiquem a pesquisa realizada pela Scenso - Pesquisa de Opinião e de Mercado S/C Ltda, publicada no Jornal Imprensa Livre de ontem, 26/09/2012, é necessário ressaltar que a única surpresa se refere ao número de indecisos no total de 11%, pois a expectativa nas pesquisas não registradas que circulavam de boca em boca apresentavam algo em torno de 45% de indecisos.

Pelas informações publicadas no Jornal Imprensa Livre Mauricio Moromizato (PT) possui 35%, Sato (PSB) 14%, Frediani (PSDB) 12%, Alfredo 7%, Ricardo Cortes 6%, Nuno 4%, Tato 4%, sendo que Vicente Pagliuso e Gilson Rocha que renunciou não foram citados (o que também não é nenhuma novidade). A margen de erro da pesquisa é de 4,3% deste modo Moromizato pode ter entre 31% e 39%, Sato entre 10% e 18%, Frediani entre 8% e 16%, Alfredo entre 3% e 11%, Ricardo Cortes entre 2% e 10%, Nuno e Tato entre 0% e 8% e finalmente Pagliuso e Gilson Rocha os quais nem a margem de erro pode ajudá-los e cujos supostos votos não alteram nem eleição de Miss Primavera. Mesmo considerando a margem de erro mais desfavorável para Moromizato, o mesmo contaria com 31% das intenções de voto, sendo que o segundo colocado que poderia ter o maior percentual possível chegaria a 18%. Nesse cenário Moromizato teria uma ampla e confortável vantagem de 13% cuja alteração é mais do que improvável, beirando a raia do impossível face ao temor que os cidadãos (integros, honestos, que não praticam nepotismo e que não desviam dinheiro público) possuem de que qualquer pessoa ligada a Eduardo Cesar seja eleita

O quadro mostrado na pesquisa da Scenso comprova apenas e tão somente que objetivos somente são atingidos quando há união e abandono das vaidades e interesses unicamente pessoais. O grande número de candidatos (nove candidatos para uma cidade com 60.967 eleitores) é consequencia do repúdio da população ao nefasto, incompetente e corrupto Eduardo de Souza Cesar, cujo patamar de desaprovação (80%) é um recorde até mesmo para o clã dos incompetentes e nefastos. O repúdio a Eduardo Cesar atuou como fermento nas pretensões políticas de muitos. A receita parecia ser simples pois o simples fato de alegar ser oposição a Eduardo Cesar colocaria o pretenso candidato nas graças de 80% dos eleitores. O plano parecia ser bom porém é meio difícil ter sucesso quando as idéias parecem ter vindo de algum especialista que possui tão poucos neurônios ativos que os chamam pelo nome (vide Tico e Teco).

Apesar de uma suposta oposição ter afirmado e reafirmado que o objetivo principal seria derrubar o sucessor de Eduardo Cesar (Délcio José Sato), na realidade tal intenção era um disfarce para obter apoio dos demais supostos opositores, sendo, com isso, consagrado como "o candidato de oposição". Tanto tal afirmação é verdadeira que Moromizato, sob a alegação de que que Ubatuba não gosta do PT, foi afastado de toda e qualquer conversa pelos demais supostos opositores. Todos sabiam, na realidade, que Moromizato já possuía uma ampla vantagem para os demais, sendo que se a tese de unir a oposição fosse seguida Moromizato obrigatoriamente seria o lider e o candidato que deveria ser escolhido pelos demais. Seja por vaidade, seja por falta de visão política ou seja até mesmo por Eduardo Cesar ter aliciado candidatos como Rogério Frediani, o fato é que a suposta oposição naufragou e os cidadãos que realmente querem alguma mudança em Ubatuba devem agradecer e parabenizar ao grupo de Moromizato que não se perturbou com a falta de apoio dos demais teoricamente opositores.

A brincadeira acabou e os dados apresentados na única pesquisa registrada para as eleições em Ubatuba indicam a existência de três polos com as seguintes intenções de voto: Moromizato 35%, Sato 14% e os demais candidatos somam 33%. Mesmo que houvesse uma união entre os cinco candidatos que somam 33% das intenções de voto, não haveria certeza absoluta de que o eleitorado desses candidatos migraria para o candidato escolhido para representar essa teórica chapa. Faltam apenas dez dias para as eleições e o eleitor não é joguete nas mãos daqueles que demonstraram não possuir visão política pois foram ofuscados pelo cabresto da vaidade e do interesse pessoal. Hoje a atitude mais sensata que demonstraria um mínimo de respeito ao eleitor seria abrir mão da candidatura em apoio a Moromizato, consolidando assim uma vitória que é justa e inevitável. O bom competidor possui noção do exato momento em que deve parar! Se o objetivo da disputa era evitar que Eduardo Cesar fizesse um sucessor, tal objetivo já foi alcançado pois Sato já atingiu seu patamar máximo (14%) haja vista que o mesmo carrega a rejeição de 80% de Eduardo Cesar e há um total de 6% de votos nulos e brancos, conforme a Scenso.

O eleitor não deve ficar assustado e acreditar que uma nuvem ou onda vermelha cubriu Ubatuba. Os dados da última eleição para Presidente demonstram que o eleitor de Ubatuba não é simpático ao PT. Na realidade o eleitor chegou a conclusão que o mais importante é ter certeza absoluta de que a nefasta e corrupta administração de Eduardo Cesar não continuará no poder. Do mesmo modo a população começou a ver a verdadeira face de políticos corruptos e aproveitadores como Rogério Frediani e Americano que se vendem mais rapídamente e em preços mais módicos que prostitutra de beira de estrada. A rejeição a Frediani se deve única e exclusivamente ao fato do mesmo estar atuando em conjunto com Eduardo Cesar, chegando ao cúmulo de utilizar o mesmo marqueteiro de Eduardo Cesar e Gil Arantes.

Moromizato terá uma difícil e árdua tarefa pois qualquer tropeço será computado ao fato do mesmo ser do PT. Por outro lado e pelo fato de não ter tido apoio dos demais candidatos, supostamente de oposição a Eduardo Cesar, Moromizato não terá que abrir mão de suas idéias em função de apoios obtidos durante a campanha. Essa liberdade de atuar conforme suas convicções é o maior trunfo de Moromizato e é a esperança da população de que medidas severas e necessárias serão tomadas para acabar com a corrupção implantada por Eduardo Cesar. Essa mesma liberdade e independência Eduardo Cesar também teve em 2005 e não aproveitou. Cabe a Moromizato não cometer os mesmos erros.

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem, espero que o Moromizato seja mesmo o Prefeito deste município, e estaremos fiscalizando tanto ele quanto aos Vereadores para que não haja CORRUPÇÃO. Embora o PT esteja passando por julgamento sobre corrupção,e diga-se também que tem vários partidos envolvido no esquema mas que a GLOBO não comenta,(infelizmente),não devemos julgar que todos o são. Quero crer que ele fará um bom trabalho, principalmente para desfazer rejeição sobre o PT e as propostas são favoráveis ao município.

    ResponderExcluir