terça-feira, 25 de setembro de 2012

Primeira Pesquisa Eleitoral Registrada em Ubatuba

Texto: Marcos de Barros Leopoldo Guerra

Amanhã, 26 de setembro de 2012, deverá ser divulgada a primeira pesquisa registrada para as eleições municipais de Ubatuba. Referida pesquisa foi realizada pela empresa Scenso - Pesquisa de Opinião e de Mercado SC/LTDA que encaminhou à Justiça Eleitoral os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições Eleições Municipais 2012, protocolada sob o nº SP-01133/2012, sendo contratada por Riviera Norte Editora Ltda e registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 21/09/2012.

Durante os últimos meses me cansei de ver pesquisas nas quais quem a apresentava estava em primeiro lugar. O mais interessante e engraçado sempre foi observar o ar de curiosidade daqueles que se apresentavam em primeiro lugar. Na realidade nem eles próprios acreditavam na pesquisa e demonstravam um ar de surpresa ainda maior quando algum incauto, otimista ou pessoa de boa fé acreditava nas mesmas. Antes do registro de candidaturas a situação em Ubatuba era ainda mais divertida pois as pesquisas continham apenas os nomes de quem não fosse risco para aquele que contratou a pesquisa.

Os dados básicos referentes a pesquisa podem ser verificados abaixo, sendo que há inclusive no final um link referente ao questionário que foi utilizado. A pesquisa foi efetuada apenas para Prefeito e a única falha que observei diz respeito ao fato de terem colocado Gilson Rocha como candidato, apesar do mesmo ter renunciado. De qualquer modo esse dado será bastante útil para Sato e Eduardo Cesar que terão certeza absoluta que compraram gato por lebre.

SP-01133/2012

21/09/2012

26/09/2012

Scenso - Pesquisa de Opinião e de Mercado SC/LTDA

Eleições Municipais 2012



UBATUBA/SP

Riviera Norte Editora Ltda

Riviera Norte Editora Ltda

Riviera Norte Editora Ltda

5.000,00

Vera Lucia Candiani

5826-A



21/09/12 25/09/12 500



Será realizada uma pesquisa quantitativa com entrevistas pessoais, aplicação de questionário estruturado e com sorteio aleatório dos entrevistados, que seja representativa do eleitorado de Ubatuba/ SP. Para a realização deste sorteio utilizou-se uma amostragem em 3 fases. Na primeira fase realizou-se o sorteio aleatório dos setores censitários do IBGE, segundo o Censo 2010, proporcional ao tamanho dos mesmos (sorteio PPT). Na segunda fase realizou-se o sorteio domicílios a serem entrevistados, dentro dos setores censitários selecionados na fase1 . Na terceira e última fase preencheu-se as cotas de sexo, idade e grau de instrução determinadas pelos dados do TSE de julho/12. Em relação à ponderação, devido à metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação a serem aplicados em toda as variáveis (sexo, idade e grau de instrução), assumem valor igual a 1(um). O nível econômico é assegurado através do controle das variáveis descritas acima e da dispersão geográfica da amostra.



O plano amostral é composto pelas cotas de sexo, faixa etária e grau de instrução proporcionais ao universo de eleitores (segundo dados do TSE de julho/12) e pela distribuição geográfica da amostra, representada pelos setores censitários sorteados. Para uma amostra de 600 entrevistas estima-se uma margem de erro total para mais ou para menos de 4,3% considerando-se um nível de confiança de 95%, numa hipótese de p=q=50%. O intervalo de confiança estimado é de 95%.



Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e de supervisores da Scenso devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários serão submetidos a uma fiscalização que consisti na checagem de aproximadamente 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas a da adequação dos entrevistadores aos parâmetros amostrais. Internamente, todo o material será criticado, codificado, digitado e, antes do processamento final, realizar-se a conferência da digitação.



A área de abrangência da coleta é formada pelo município ora informado. A relação dos bairros selecionados para aplicação da amostra será apresentada após a divulgação do resultado da pesquisa, conforme expresso no artigo 1º, § 6º da Resolução 23.364/2011 do TSE.

Quest_Scenso_Ubatuba_set2012.pdf

Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário