quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Asfalto ou Paralelepípedos/Bloquetes?

Asfalto e Paralelepipedos da Rua Tamoios

Buracos no Asfalto ao lado da Rua Tamoios

Buracos no Asfalto da Rua Guarani

Texto: Hugo Gallo Neto

Há quem compare desenvolvimento a asfalto...

Ao inves de medirmos o dito desenvolvimento por niveis de emprego, por baixa criminalidade, saneamento basico, educacao, etc., alguns tolos gostam de olhar para os buracos no chao...

Serão avestruzes?

Voltando ao asfalto, será mesmo que em nossa cidade, com terreno arenoso e lençol freático aflorante esta é a melhor opção de pavimentação?

Os defensores do asfalto, em geral pessoas associadas ao poder público ou empreiteiras, dizem que o asfalto é mais barato e rápido de executar, que permite um trânsito mais confortável por ter menos vibrações...

Será mesmo verdade?

Vamos analisar alguns exemplos locais:

A frente do Tamoios Iate Clube, na orla do Itaguá. O Comodoro Magalhães me corrija se eu estiver errado, mas os paralelos por ele instalados bem em frente ao clube tem mais de 35 anos. Sem um único buraco e sem manutenção significativa por todo este período. Logo ao lado, o asfalto feito e refeito inúmeras vezes com o suado e difícil $ do contribuinte está mesmo como? Vejam a foto. Algum cidadão inconformado resolveu esta semana pintar os buracos para com certeza chamar a atenção sobre o problema. A julgar pela foto, a “Estrada do Cais” deveria se chamar “Caminho da Lua”.

Vamos a outro “clássico” exemplo local: A Rua Guarani. Todos se lembram de nossa recente luta contra a decisão da PMU de remover os paralelos e colocar asfalto na rua? Vejam a foto a seguir, exatamente da ponte que foi asfaltada (recapeada) junto com a recolocação dos paralelepípedos. Já pensaram se a Rua Guarani estivesse asfaltada com estes buracos? Muitos me criticaram por lutar pela permanência dos paralelepípedos. Será que criticariam agora?.

Outro “clássico” exemplo são os bloquetes defronte ao aeroporto que iam até a Avenida Iperoig. A Avenida foi asfaltada e já tem buracos e os bloquetes, ali há pelo menos 25 anos, vão muito bem obrigado.

Acho oportuno colocar este assunto em pauta porque uma nova gestão se iniciará em breve e eu tenho a esperança de que a mesma tome a correta atitude de não optar erroneamente pelo asfalto que acaba destruído em poucos meses pela ação das condições locais. Literalmente, o barato sai muiiiiito caro para toda a sociedade.

Os bloquetes, levando em conta a relação custo benefício são a melhor opção para o litoral. Os mesmos podem ser fabricados em nossa cidade gerando assim empregos aqui. Podem ser fabricados pela própria PMU através da Emdurb, ou comprados dos produtores locais. Tem uma manutenção facilitada, pois um buraco pode ser tapado com um carrinho de mão, pá, enxada, areia e um único trabalhador braçal. Os mesmos permitem uma melhor drenagem das águas em dias de muita chuva, situação comum em nosso clima. O asfalto exige usinas e máquinas caras que vem de fora e o dinheiro não fica aqui. Sua durabilidade em nossas condições meteorológicas é mínima e o mesmo causa uma impermeabilização muito maior do solo agravando os problemas de enchentes.

A diferença de custo, a mais para o bloquete se paga em pouco tempo, se for levado em conta o custo de manutenção do asfalto (alto e freqüente) x bloquete (baixo e raro).

Ainda em dúvida?

Veja as fotos acima.

2 comentários:

  1. Hugo, parabéns, foi brilhante sua matéria, já falei para diversas pessoas sobre este tema. Achei um absurdo, quando tiraram do centro os bloquetes, parece que não pensaram na durabilidade, velocidade do transito, impermeabilidade, realmente são muitos os fatores que mostra o beneficio do bloquete.
    O que me deixou revoltado na época, foi ver os bloquetes ser retirado das ruas e invés de ir para outra via publica, acabou indo para propriedades particular. exemplo(Posto Frediani maranduba) Para, as vias da cidade não serve, mas para as areas particulares dos politicos serve muito bem.;.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Hugo...
    Falando nas "obras" da Rua Guarani:
    Já viram os "postinhos de plástico" em estilo retrô?
    -Estão se desintegrando...sérá que tem garantia?

    Sr. Marcos, se puder de uma olhada...

    Abraço à todos que leem este blog e vamos comentar mais e denunciar mais tambem.
    É nosso dever vigiar os administradores de Ubatuba!

    ResponderExcluir