quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Candidatos a Vereador Que Gostaria Que Fossem Eleitos

Texto: Marcos de Barros Leopoldo Guerra

Nas últimas semanas tentei fazer uma relação com dez candidatos para compor a Câmara de Ubatuba a partir dee 2013. A tarefa parecia ser bastante simples, pois temos 242 candidatos, porém, aos poucos fui percebendo que colocar cinco elefantes em um fusca ou apaziguar os ânimos entre árabes e judeus são tarefas mais viáveis, simples e rápidas, se comparadas ao desafio que criei.

Como sou brasileiro e não desisto nunca, fui para frente do computador, acessei o sítio do TSE e selecionei os dados dos candidatos a vereador por Ubatuba. A cada nome eu clicava na foto, via o partido, a coligação, a declaração de bens, analisava as certidões criminais e via a situação do processo de candidatura para constatar a existência de alguma impugnação. Passadas duas ou três horas percebi que somente após as eleições eu terminaria a análise de todos os 242 candidatos. Resolvi então descartar aqueles que foram impugnados em primeira instância, deste modo excluí de minha análise 26 candidatos. Como a tarefa de escolher dez nomes continuou difícil resolvi filtrar os candidatos pelos seguintes critérios: grau de conhecimento da função de vereador, interesse e ou coragem para fiscalizar o Executivo, idéias ou ideais, realizações práticas e confiabilidade.

Iniciei a seleção e percebi que não poderia escolher candidatos do PSDB, haja vista que tais candidatos na qualidade de filiados ao PSDB não deveriam permitir a presença nefasta do corrupto e aproveitador Rogério Frediani  como dirigente do partido. Por questão de coerência exclui também os candidatos dos demais partido que compõe a coligação "Ubatuba merece mais". Por analogia e até mesmo pelo fato de serem farinha do mesmo saco eliminei os nomes de todos os candidatos que peretencem a coligação "avança Ubatuba" que apoia Sato para prefeito. Para não dizerem que sou injusto e me esqueço das pessoas fui também obrigado a eliminar todos os candidatos do DEM, pois os mesmos demonstram mais facilidade de fazer um pacto com o capeta do que respeitar a fidelidade partidária. Os critérios citados me auxiliaram a agilizar as escolhas porém, não obtive êxito em atingir minha meta, pois encontrei apenas oito candidatos que atenderam todos os requisitos que eu considero fundamentais para o exercício da função de Vereador. Abaixo a relação dos escolhidos:



CANDIDATO PARTIDO NÚMERO
DR PASCOAL PTB 14140
PROF JUBA PTB 14222
BIBI INDIO PT 13123
ANDREIA PSOL 50777
FABIO ROSSI PMN 33123
ISABELLA VASSÃO PT 13021
GERSON BUCANEIROS PMDB 15800
ROBERTSON MARTINS PP 11111

Nenhum comentário:

Postar um comentário