terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cidadãos Incrédulos Fortalecem a Impunidade e a Corrupção

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

A corrupção e a impunidade são dois grandes males que comprometem a construção de um Estado minimamente civilizado, no qual o interesse de toda uma sociedade prevaleça sobre os interesses individuais ou de algumas classes teoricamente dominantes. Ocorre que a corrupção e a impunidade necessitam de um componente fundamental que age como se fosse o oxigênio para nós. Referido componente é a incredibilidade dos cidadãos, pois através dela os candidatos a corruptos deitam e rolam.

É muito comum vermos cidadãos indignados com as ações e omissões de servidores públicos que utilizam o patrimônio público como se deles fosse. Tais cidadãos, muitas vezes, cobram veementemente que novas Leis devam ser criadas para coibir tais ilegalidades. Pois bem, o Brasil deve ser o país com o maior número de Leis em vigor e sendo criadas a cada dia. Ocorre que os mesmos cidadãos que até então cobravam a criação de novas Leis, quando as mesmas são criadas, muitos sequer tomam conhecimento das mesmas e outros passam a garantir que tais Leis jamais serão cumpridas. Tais incoerências fazem com que a sociedade se degrade a cada dia e que novos candidatos ao cargo de corrupto mor apareçam às dezenas todos os dias.

O desenvolvimento de uma cidade é inversamente proporcional ao grau de corrupção e esta é diretamente proporcional a somatória das ações e omissões dos cidadãos que nela vivem, sendo que muitas das omissões podem anular as ações.  Viver em sociedade ou estar vivo não é uma dádiva que deve ser correspondida com a omissão. Somos responsáveis por tudo e por todos que estão ao nosso redor e até mesmo que apenas tenhamos conhecimento de suas existências. Acreditar que o mundo é como é e que nada irá mudar é uma forma de omissão.

As eleições deste anos em Ubatuba são uma prova viva das afirmações contidas neste texto. Ubatuba chegou ao fundo do poço e através de ameaças, perseguições, conluio com Promotores de Justiça e até mesmo Juizes, Eduardo Cesar deitou e rolou durante seus intermináveis oito anos de uma administração mediocre e corrupta. Eduardo Cesar poderia ter feito seu sucessor caso a Lei da Ficha Limpa e a transparência dada pelas redes sociais não existissem. Ocorre que a simples existência da Lei da Ficha Limpa e das redes sociais não resolvem os problemas por conta própria, pois há a necessidade de que ambas sejam acionadas. A notícia de inelegibilidade de Moralino foi por mim protocolada e tão logo publiquei  o fato, o número de incrédulos apareceu e aumentou a cada dia. Hoje todos nós sabemos que Moralino foi obrigado a renunciar pois se não o fizesse todos os votos de Sato seriam anulados.

Agora estamos diante de novas ilegalidades envolvendo a mesma Coligação que apoiou Sato nas eleições majoritárias. Desta vez eu descobri e denunciei a fraude referente ao não cumprimento do preenchimento de 30% das vagas com cada um dos sexos, nas eleições para vereador. Novamente os incrédulos voltam a aparecer, aventando  hipóteses desprovidas de nexo legal, nas quais a inércia da Justiça prevalecerá e os nefastos Gerson de Oliveira e Silvinho Brandão permanecerão nos cargos. 

Seria muito útil que os desinformados e incrédulos cidadãos tomassem conhecimento da legislação pertinente antes de proferir asneiras. Tomar posse como vereador efetivamente eleito é um pouco mais complicado do que possa parecer. A legislação possui mecanismos muito eficientes para impedir que fraudadores tomem posse. A denominada AIME é uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo que possui efeitos imediatos e impede que os réus da mesma tomem posse antes do trânsito em julgado da referida ação. Deste modo a suposta e possível morosidade do Judiciário prejudica única e exclusivamente os réus da referida Ação. Portanto posso garantir com a mais absoluta certeza que Silvinho Brandão e Gerson de Oliveira não tomarão posse com vereadores. Não há Promotor omisso ou Juiz incompetente que possa alterar tal situação.

Um comentário:

  1. Marcos Guerra seu trabalho neste blog é brilhante diria que você faz neste blog o trabalho de 4.
    Da sociedade que se cala diante dos picaretas:
    Da nossa impressa municipal que é omissa.
    Dos nossos vereadores que são corruptos o acabam fazendo vista grossa.
    Do nosso ministério publico que é cego. ( Quando chega a ver algo faz a denuncia mal feita que acaba terminando em pizza)
    Até o momento você foi brilhante, agora dar como certo que Brandão e Bigua não assuma seus cargos. acho que você agiu com muita empolgação. Essa você põe na conta da lentidão do STF. (torço por você, vou ficar torcendo para meu comentário ter sido uma asneira e não o seu.) Afinal melhor eu errar em um comentário do que ver esses dois mamando as tetas da nossa cidade por mais quatro anos.

    ResponderExcluir