terça-feira, 16 de outubro de 2012

Renovação da Câmara de Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Em 2013 Ubatuba terá uma Câmara quase que completamente renovada. Apenas o vereador CLaudnei Bastos Xavier foi reeleito, pois os vereadores Silvinho Brandão e Gerson de Olveira (vulgo Biguá) não tomarão posse graças a fraude eleitoral praticada pela Coligação dos mesmos, não respeitando os percentuais mínimos obrigatórios de vagas para cada um dos sexos.

Apesar da renovação de 90% da Câmara ter ocorrido, o cidadão não pode se acomodar achando que está tudo resolvido e que teremos vereadores sérios e atuantes. Político em início de carreira é como vassoura nova. No início varre muito bem, mas, aos poucos vai ficando desbeiçada, a piaçaba ou o nylon começam a se soltar, enfim, não funciona mais. Apesar da semelhança entre políticos e vassouras, no caso dessas últimas a solução é mais simples, pois podemos colocá-las no lixo e comprar uma nova no rmercado. Já no caso dos políticos, apesar de os mesmos também poderem ser comprados, a experiência prática tem demonstrado que quando isso ocorre eles pioram ainda mais. Deste modo resta ao eleitor aguardar o término do mandato ou fazer valer o seu poder de cidadão exigindo que seu representante trabalhe. Cabe também ao cidadão denunciar as ilegalidades praticadas por políticos que pensam que a Câmara de Ubatuba é uma filial do Khan Khalili, mercado Egípcio localizado no Cairo, onde se vende de tudo. 

O cidadão deve estar atento e não deve ter a ilusão de que a renovação da Câmara se deu por vontade popular, decorrente de eleitores extremamente conscientes que não aguentavam mais ver tantos inúteis gastando dinheiro público e se divertindo às terças-feiras, por poderem aparecer na rádio e ao vivo na internet. A renovação ocorreu porque dos 10 possíveis candidatos a reeleição 05 não se candidataram às eleições proporcionais. Romerson de Oliveira (Mico) optou por não se candidatar a absolutamente nada e Ricardo Cortes, Mauro Barros, Americano e Frediani concorreram, ou melhor, participaram das eleições majoritárias. Temos então que apenas Adilson Lopes, Osmar de Oliveira, Silvinho Brandão, Gerson de Oliveira e Claudnei Bastos Xavier concorreram à reeleição. Nesse sentido a possibilidade de renovação decorrente da vontade popular está restrita a esses últimos candidatos citados.

Adilson Lopes e Osmar de Oliveira foram sumariamente demitidos pela população. Espero que ambos aprendam a lição de que ser um vereador mediocre cuja função principal é bajular e adular o prefeito, Eduardo Cesar, corrupto, incompetente e nefasto, não leva a um novo mandato. Já no caso dos igualmente corruptos, incompetentes e nefastos Silvinho Brandão e Gerson Biguá, a falta de conhecimento do processo eleitoral os derrubou. Qualquer candidato minimamente informado sabe que é responsabilidade do mesmo fiscalizar os atos do Partido Político e da Coligação. Como a palavra fiscalização parece ter, para Silvinho Brandão e Gerson Biguá, o mesmo efeito que o crucifixo tem para os vampiros, deu no que deu, e ambos serão expurgados da Câmara de Ubatuba. 

Claudnei Bastos Xavier é o único vereador reeleito e espero que o mesmo perceba que sua reeleição não significa, necessariamente, aprovação popular a seus primeiros quatro anos como vereador. Pessoalmente vejo esses primeiro mandato de Claudnei como mediocre e desprovido de ações efetivas voltadas ao interesse da população. Grande parte desses quatro anos Claudnei Bastos Xavier passou de quatro aguardando passivamente pelas determinações de seu senhor, ou seja, de Eduardo de Souza Cesar. Na realidade Claudnei Bastos Xavier, como vereador, é um grande cara de pau. Espero que o fato do salário dos vereadores ter dobrado seja um bom motivo para Claudnei parar de negociar cargos e outros benefícios e começar a atuar como um verdadeiro representante da população e do Partido Político dentro da Câmara.

Espero que os novos vereadores eleitos não se mirem no exemplo de seus antecessores. Espero que essa palhaçada de distribuição de moções tenha fim. Do mesmo modo espero que o interesse da população  prevaleça sobre o interesse pessoal de cada um dos vereadores.

2 comentários:

  1. É muito bom ver a limpeza na nossa cidade. Eu mesmo me surpreendi, mas infelizmente não acredito que Bigua e Brandão saia pois a nossa justiça é falha e os caras ira impetrar diversos recursos e até o fim de cada mandato deverão ficar no cargo. Mas já me anima bastante a troca dos outros vereadores e principalmente do comando da prefeitura. Agora vamos ver se o nosso prefeito eleito não vai fazer como o anterior que ao assumir pegou toda a turma da situação de PRO e manteve na prefeitura. Não adianta falar em limpeza e começar fazer acordos com Osmar, Moralino, Mico,MarceloMenininho,Brandão,Bigua,Adilson Lopes, Frediane e tantos outros desse grupo. Acordos ja pensando em apoio daqui a 4 anos. Basta fazer um governo serio, com pessoas realmente técnicos e não politicas que daqui a quatro anos a propria historia terminara de acabar com os sangue sugas que aqui existirão.

    ResponderExcluir
  2. É isso que espero e que toda a população de Ubatuba espera.Uma boa administração do Maurício e que os vereadores trabalhem por proporcionar ao povo,um mínimo de credibilidade e confiança e exercer bem as suas funções.E em Ubatuba,que parece existir a maldição de Cunhambebe,onde tudo começa muito bem,mas depois descamba,se vence esta maldição com muito trabalho,persistência e perseverança e boas alianças e influências,sem ter compromissos escusos anteriores à campanha e transmitindo ao povo transparência e tendo amor e compromisso para com a nossa querida Ubatuba.E a aproximação maior do povo com os atos dos vereadores e prefeitura.Cordiais saudações...

    ResponderExcluir