segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

CGU Participa da Operação “Fundo Falso”

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social CGU
 
A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), participa, na manhã desta sexta-feira (21/12), no Estado de Goiás, da operação “Fundo Falso”. O objetivo da ação é desarticular, na prefeitura de Leopoldo Bulhões, esquema de desvio de recursos federais destinados à execução de programas da área de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O prejuízo potencial aos cofres públicos, provocado entre 2010 e 2012, é da ordem de R$ 2 milhões.

As investigações se iniciaram em outubro deste ano, quando Leopoldo Bulhões foi um dos 60 municípios selecionados pela CGU na 37ª edição do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Durantes as apurações “in loco”, os auditores detectaram adulterações de extratos bancários apresentados pela prefeitura relativos à prestação de contas das verbas transferidas pela União. Também foi constatada existência de irregularidades na execução de convênio para construção de uma creche, cuja obra encontra-se paralisada, e na aquisição de veículo para transporte escolar.

A equipe da CGU apurou e considerou procedente várias denúncias recebidas de cidadãos relativas à situação crítica em que se encontra o município, tais como servidores e professores sem salário há mais de cinco meses; escolas fechadas e sem aula; e postos de saúde com atendimentos precários e sem medicamentos básicos.

As informações foram consolidadas em relatório e encaminhadas à PF e ao MPF. Após autorização da Justiça, foi determinado o cumprimento, tanto em Leopoldo Bulhões, como na capital Goiânia, de cinco mandados de busca e apreensão nas residências do envolvidos, um escritório de contabilidade, além da sede da prefeitura. A operação tem a colaboração de sete servidores da Controladoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário