quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CGU Participa de Nova Operação da Polícia Federal Contra Fraudadores de Licitações

Fonte: Assessoria de Comunicação Social CGU
 
A unidade regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Pará participou, nesta quarta-feira (12/12), em Redenção, a 920 km de Belém (PA), da Operação Fonte Seca, deflagrada pela Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa acusada de fraudar licitações realizadas pela prefeitura da cidade, custeadas com recursos federais. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 50 milhões.

Segundo as investigações, o grupo, supostamente liderado pelo prefeito, Wagner Fontes, utilizava "laranjas" e empresas de fachada ligadas a servidores de cargos estratégicos da prefeitura para vencer os certames. Há pouco mais de um mês, a CGU participou de outra operação da Polícia Federal, denominada ‘Boca de Lobo’, para desarticular uma organização acusada de desviar verbas federais repassadas para outro município do estado, Tucumã, a 750 km de Belém (PA).

Para cumprir 23 mandados de condução coercitiva e 46 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, 15 servidores da CGU e 90 policiais federais estiveram na sede da prefeitura e de três secretarias municipais (Educação, Saúde e Obras), nas residências do prefeito e dos respectivos secretários, nas sedes das empresas envolvidas no esquema fraudulento e em diversos escritórios de contabilidade.

Foi constatado que algumas obras não foram executadas pelas empresas contratadas, mas pela própria prefeitura, tendo sido comprovado o fornecimento de maquinário e mão de obra municipais. Os implicados deverão responder por crimes de peculato, fraudes em licitações, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário