segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O Que Esperar de Moromizato em 2013?

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

No dia 01 de janeiro de 2013 o nefasto, incompetente e corrupto Eduardo de Souza Cesar, caso tenha resolvido deixar de ir para Miami, passará o cargo de prefeito de Ubatuba para Maurício Moromizato. A grande maioria da população possui a certeza, com a saída de Eduardo Cesar, de que se livrou de um dos prefeitos mais corruptos e desonestos que Ubatuba já teve. Por outro lado há incertezas quanto ao futuro de nossa cidade nas mãos de Moromizato. A aprovação de Moromizato está atrelada ao nível de expectativa da população, já o sucesso de seu governo possui outras variáveis.

Diferentemente do que muitos pensam os políticos não são avaliados pela população em função do número de suas realizações. Na realidade o cidadão através das promessas de campanha ou até mesmo tendo por base a atuação do político na sociedade, antes mesmo de se candidatar, forma um conceito do eleito e cria uma expectativa sobre o trabalho do mesmo. Deste modo um político deve saber avaliar e controlar o grau de expectativa  que o mesmo criou ou criará na população com suas declarações e ações. Grandes expectativas podem culminar em uma grande decepção e um baixo nível de expectativa pode resultar em índices elevados de aprovação do Governo e da administração, haja vista o caso de Dilma Rousseff.

Ubatuba se encontra no mais total e completo abandono. Os oito anos do corrupto e nefasto Eduardo Cesar implantaram uma mentalidade do "vale tudo", onde não há limites para desviar recursos públicos em benefício próprio. A Saúde está na UTI e o único Hospital da cidade mais se assemelha a um campo nazista. Dinheiro da Educação é desviado para a construção ilegal de um Teatro. O comerciante legalizado é obrigado a concorrer com um número absurdo de ambulantes e comércios não legalizados, cuja fiscalização finge não conhecer a existência. Canalhas e corruptos como Camões e Jonildo de Jesus  se assemelham a vendedores de indulgências. Ruas esburacadas e a inexistência de políticas voltadas ao turismo transformaram Ubatuba em um depósito de mendigos e turistas de quinta categoria.

A solução para os problemas citados será lenta e gradual, porém a população possui um papel fundamental no controle sobre as ações que serão tomadas no combate à manutenção de nichos de corrupção instalados no poder público. Moromizato foi eleito prefeito por falta de opção e não por opção, como infantilmente o mesmo demonstra acreditar, portanto é de fundamental importância que os cidadãos o controlem.

O Secretariado escolhido por Moromizato faz supor que o mesmo não tem noção da gravidade da situação em que Ubatuba se encontra. O perfil do Secretariado parece ser adequado a uma cidade que não possui problemas, onde pessoas sem muita experiência poderão adquirí-la com o tempo sem gerar qualquer prejuízo para os cidadãos. Moromizato limitou suas opções de escolha ao afirmar textualmente que:
“A formação do time foi elaborada juntamente com os partidos que participaram da chapa vitoriosa nas eleições de outubro"
Enquanto Moromizato pensar que foi eleito por opção e não por falta da mesma, Ubatuba padecerá. Se a chapa de Moromizato tivesse sido tão vitoriosa, como o mesmo alega, certamente, nas eleições proporcionais, o número de vereadores eleitos seria superior aos três existentes. Escolher apenas pessoas ligadas aos partidos políticos que o apoiaram é um erro que pode ser fatal para a possibilidade de sucesso da futura administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário