domingo, 30 de dezembro de 2012

Revitalização da Avenida Iperoig



Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Nos últimos anos a Avenida Iperoig, localizada na região central de Ubatuba, foi utilizada como o único ponto de eventos do município de Ubatuba. Toda a extensão oposta ao comércio sempre foi utilizada de modo, no mínimo, indevido. Parques de Diversão, instalação de imensas tendas para shows e a famosa Feira Hippie, sempre estiveram presentes em alguma parte da Avenida Iperoig. Cada uma dessas atividades citadas é extremamente importante para qualquer município, porém devemos ter em mente que há o devido lugar para cada uma delas, pois somente assim, haverá o aproveitamento máximo de cada uma das atividades, quer para o comerciante, quer para a municipalidade e principalmente para o turista.

A Feira Hippie é uma realidade que deve ser tratada e respeitada como tal, pois famílias dependem da mesma e a omissão e negligência dos administradores municipais não pode e não deve gerar prejuízos àqueles que aparentemente inocentemente foram levados pelos que tinham por obrigação funcional fiscalizar. Tenho plena convicção de que o assunto é bastante polêmico e gera paixões das partes envolvidas direta ou indiretamente na questão. O artesanato é uma atividade fundamental na cultura de toda e qualquer cidade, portanto é uma parte obrigatória na atividade e planejamento turísticos de qualquer cidade. A feira de artesanato, muitas vezes denominada de feira Hippie, é um método de reunir os mais diferentes trabalhos artesanais, dos artesãos daquele município.

Ubatuba teve a criação da hoje denominada Feira Hippie, exatamente nos padrões genéricos que acabo de citar. Com o tempo o que deveria ser destinado apenas a artesãos foi sendo ocupado por pessoas inescrupulosas que encontraram um meio fácil e barato de concorrer com os demais comerciantes. As licenças passaram a ser concedidas por critérios de ordem pessoal e política e o verdadeiro artesão foi colocado de escanteio.

A descaracterização da Feira Hippie prejudica os demais comerciantes, acaba com o interesse pela atividade artesanal, destrói pontos fundamentais da cultura local e beneficia pessoas que não são comerciantes e sequer artesãos, cujo único interesse é o lucro fácil obtido com o apoio e financiamento da administração municipal.

Ubatuba possui história e grande parte dessa história pode ser contada e lembrada através da culinária local e do artesanato. Devemos trabalhar no sentido de resgatar a Feira de Artesanato para suas origens. O turista que visita Ubatuba não necessita de um show room de produtos da 25 de março.  Se atualmente apenas isso sobrou devemos atuar para corrigir a situação. Não podemos defender os interesses pessoais de alguns supostos comerciantes em detrimento dos interesses dos comerciantes que geram empregos e renda durante todo o ano. Quando os verdadeiros comerciantes que investem e acreditam em Ubatuba perdem, na realidade os maiores prejudicados são a população de Ubatuba e os turistas. O formato atual e a localização da Feira Hippie de Ubatuba deterioram a cultura local, prejudicam os comerciantes e denigrem a imagem de Estância Balneária que Ubatuba possui. É função dos Vereadores eleitos exigir do Executivo que toda essa situação seja revista e corrigida. Do mesmo modo cabe aos comerciantes e demais cidadãos cobrarem dos eleitos por tais ações.

Um comentário:

  1. hoje em Ubatuba não existe mais feira de artesanato.....as pessoas são obrigadas a ter a carteira da sutaco para provar ser artesão...para que....concorrer com 25 de março isso e um absurdo,,,,em vês da fiscalização estar correndo atras dos hippies que estão expondo seus trabalhos no chão ,,deveria primeiro fiscalizar as barracas que só tem produtos industrializados,,,, e nós artesões que passamos parte dos nossos dias produzindo temos que nos igualar a estes "fuleiros" isso sim e um absurdo....enquanto não houver fiscais treinados para esse tipo de comercio os artesões é que sofrerão ,,,,,porque não adianta tirar quem não tem licença e sim tirar quem vende produto da china,,,,,,AI PODE COMEÇAR A MELHORAR AS COISAS,,,,E NOS ARTESÕES COMEÇAR A VIVER DE ARTESANATO REALMENTE....não somos hippies somos artesões

    ResponderExcluir