segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Praia do Félix o Paraíso das Ilegalidades

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

É falta de responsabilidade, inconsequência ou no mínimo infantilidade acreditar que é possível atrair turismo de qualidade para Ubatuba, enquantoconceitos básicos de convívio social e de legalidade não forem levados à sério. Abaixo o relato de um frequentador da Praia do Félix:
"No passado a praia do felix era o paraiso dos surfistas e dos borrachudos, com sua natureza exuberante. Hoje desta paisagem somente restam os borrachudos.

A praia tem varias barracas montadas definitivas, que pegam água do rio para cozinhar e lavar e colocam cadeiras e mesas na praia, todas essas açoes irregulares. Fiquei sabendo que as licenças destes barraqueiros foram cassadas semana passada, mas como não ha fiscalizacao eles continuam fritando seus pasteis normalmente como se nada tivesse acontecido.

Vendem bebidas alcoolicas e como a praia é antes da policia rodoviaria e nao é sentido centro, onde ha mais fiscalizacao, os carros descem e sobem a serra livres com seus motoristas alcoolizados e carros lotados.

Ha menos de 1 mes houve um afogamento. Tem varios cachorros na praia, alguns sem dono e doentes, outros dos prprios barraqueiros. O bicho geografico é um morador da praia, sendo corriqueiro pegar. Outro dia ate motoqueiro fazendo "rally" na areia tinha.

Sou frequentador desta praia ha muitos anos e realmente fiquei horrorizado com a degradaçao."
Através da narrativa acima é possível  comprovar que Ubatuba está literalmente nas mãos dos ilegais e dos corruptos. Comerciante que não paga impostos não é comerciante e sim um mero vagabundo aproveitador. Ambulante que não ambula não é comerciante e sequer ambulante. 

Apesar do texto afirmar que não há fiscalização, tenho conhecimento que a mesma atua. Prova disso é que o próprio texto, acima, diz que licenças foram cassadas. Na realidade o que falta é uma ação mais enérgica do próprio Prefeito e dos que o assessoram. Deixar para depois ou aguardar o término da temporada é, antes de mais nada, conivência, omissão e falta de coragem.  Se a Prefeitura não possui veículos para retirar as barracas e equipamentos dos ilegais, tenho a mais absoluta certeza, de que há um número bastante grande de cidadãos que arcariam com os custos dos caminhões ou até mesmo emprestariam os seus para que fossem apreendidos tais equipamentos e barracas.

Um comentário:

  1. Sou proprietário de uma casa no Felix há mais de 20 anos. Apenas confirmando as observações do Marcos é visível a degradação do Felix. A questão que coloco é: o que fazer para que a prefeitura cumpra suas obrigações como poder público e ponha um fim nos abusos que aumentam a cada ano?. Não são apenas as barracas mas a proliferação de todo um conjunto de comércio ilegal que vai desde pousadas clandestinas a estacionamentos irregulares-nenhum com licença de funcionamento e com pagamento zero de impostos sobre os lucros obtidos. Caso a prefeitura resolva "se mexer" vai contar com o apoio dos proprietários, inclusive em termos materiais.

    ResponderExcluir