domingo, 20 de janeiro de 2013

Praia do Tenório Limpa Mesmo Sem Serviços da SAT

Texto: Marcos Leopoldo Guerra




As profecias de alguns hipócritas de que a apreensão dos veículos da SAT - Sociedade Amigos do Tenório, que recolhiam lixo da praia do Tenório em Ubatuba - SP, dexaria a praia imunda em plena temporada, não se concretizou. Diferentemente do que imaginavam a catástrofe não ocorreu e o lixo passou a ser recolhido diariamente, no período após às 18 horas, por um caminhão que coleta todo o lixo diretamente nas areias da praia.

Antes da polêmica que culminou com a prisão de funcionáros da SAT (clique aqui para acessar a matéria), todo o lixo era recolhido diariamente pela SAT e colocado em um terreno que margeia o Rio Acaraú. Obviamente que tal situação fazia com que o chorume do lixo infiltrasse no solo ou fosse diretamente para o próprio rio, caracterizando assim um crime ambiental. Desde o dia 06 de janeiro que a SAT não efetua mais tais serviços, sendo que outras alternativas foram encontradas e a praia está limpa e o rio Acaraú se livrou de mais um foco de contaminação de suas águas.

É óbvio que o rio Acaraú continua poluído, porém se para cada foco de contaminação fosse dado o mesmo tratamento que foi para a presente situação, muito provavelemente, em pouco tempo o rio Acaraú voltaria a sua condição normal, que jamais deveria ter sido alterada.  

4 comentários:

  1. Elias Penteado Leopoldo Guerra20 de janeiro de 2013 às 11:45

    O que não se comentou, e é importantíssimo, é que os dois funcionários da limpesa que foram presos, com 18 e 19 anos de trabalho com carteira registrada, sem nunca terem tido qualquer problema, NÃO SÃO OS RESPONSÁVEÍS, POIS APENAS CUMPREM ORDENS DE SEUS SUPERIORES, QUE SÃO OS VERDADEIROS REPONSÁVEIS,ou seja O ENCARREGADO VALDIVIO E O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO, DÉCIO! Foi uma enorme INJUSTIÇA e ninguém falou sobre isto ou NEM FEZ QUALQUER COISA, O QUE É UM ABSURDO.

    ResponderExcluir
  2. Elias Penteado Leopoldo Guerra21 de janeiro de 2013 às 18:05

    Colocar lixão em área de preservação e à margem do rio Acaraú não é somente responsabilidade única da Associação Sociedade Amigos do Tenório (ASAT), na pessoa de seu presidente, MAS É TAM BEM CO-RESPONSABILDADE DA PREFEITURA D9 MUNICIPO DE UBATUBA, pois a gestão anterior da Prefeitura não só tinha conhecimento oficial da ilegalidade como também participava da mesma, pois o lixo era retirado por empresea terceirizada pela Prefeitura para esse fim, desta forma o “prefeito” anterior delegou para o atual prefeito essa situação não só ilegal como imoral. Fica pois o alerta a Maurício para que faça que a Lei seja cumprida e respeitada !

    ResponderExcluir
  3. Está cheio de lixo aí nas fotos! Olha só enconstado no muro. Um NOJO!
    A prefeitura devia tirar esse monte de barraqueiros da praia, o banana boat que passa por cima dos banhistas e providenciar o local adequado de despejo do lixo, além de proibir a entrada de vans nesta pequena praia que não comporta tanta gente num turismo predatório.

    ResponderExcluir
  4. Menos um paradigma, isso é muito bom. Vamos derrubar os demais erguidos nesta cidade por décadas em desrespeito a população e as leis.

    ResponderExcluir