sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher Como um Lembrete Para Reflexão

Texto: Marcos Leopoldo Guerra
 
Ano após ano se comemora, no dia 08 de março, o dia internacional da mulher, porém muito pouco ou quase nada muda em relação ao respeito efetivo à mulher, enquanto ser humano e, principalmente, como um ser que através de uma sensibilidade mais predominante complementa e equilibra as relações sociais das quais lhes permitem participar.

O dia de hoje deveria ser um dia para que toda a sociedade refletisse sobre suas ações e condutas com relação à mulher. O desrespeito, o preconceito e a desconsideração à mulher são, antes de mais nada, meios de afronta à sociedade e ao próprio ser humano e a sociedade. Antes de podermos ser definidos pelo gênero (masculino ou feminino) somos seres humanos e cidadãos que vivemos em sociedade e dependemos uns dos outros para sobreviver. Não existem papéis mais importantes, há apenas a possibilidade de exercer seu papel de cidadão em função de suas habilidades e experiências. Ao ser colocada em segundo plano ou ao ser menosprezada, pelo único fato de ser do gênero feminino, a mulher teve que se desdobrar para conquistar o espaço que sempre lhe foi de direito, desenvolvendo assim uma capacidade ímpar de lidar com dificuldades, negociar, suportar pressões e utilizar o sentimento como algo produtivo e eficaz.

Atualmente os espaços que são abertos para as mulheres apenas dificultam ainda mais a liberdade das mesmas. Tarefas do dia a dia como cuidar dos filhos, arrumar a casa, lavar, passar e cozinhar, ainda continuam sendo, na maioria dos lares, como responsabilidade da mulher. Deste modo há apenas um acumulo de funções e não a negociação entre o casal sobre o melhor método de divisão das tarefas domésticas que são de responsabilidade de ambos. Temos um longo caminho até chegar o dia em que as pessoas serão respeitadas independente do gênero, onde tanto o ponto de vista masculino quanto o feminino sejam parte integrante e fundamental de toda e qualquer decisão. Homens e mulheres não devem ser vistos como concorrentes, mas sim como lados diferentes de uma mesma moeda, sendo que a ausência de um impede a existência do outro.

Parabéns a todas as mulheres que apesar de todas as dificuldades impostas pela sociedade, continuam lutando a cada dia para conquistar seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário