terça-feira, 5 de março de 2013

Programa Praia Acessível Sendo Implantado em Ubatuba



Texto e Imagens: Assessoria de Comunicação PMU
Uma das primeiras ações do Secretário de Turismo de Ubatuba, Gerson Campos, foi desencadear uma serie de reuniões e estudos para que o Programa Praia Acessível começasse realmente a funcionar nas praias da cidade. O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desde dezembro de 2011 assinou convenio com diversas cidades, inclusive Ubatuba, onde, segundo a Secretaria Estadual, foram entregues 13 cadeiras adaptadas para que os cadeirantes tenham possibilidade de entrar no mar, com toda dignidade e respeito que merecem.
Mas para que o programa fosse realmente iniciado no município, era necessário que a prefeitura organizasse uma equipe de monitores especializados no atendimento aos portadores de mobilidade reduzida. Até o anos passado, apenas uma cadeira foi disponibilizada no Posto de Salva Vidas na Praia Grande, mas além da praia ter muitas ondas e inadequada para o uso das cadeiras, o posto não dispunha de monitores específicos para tal atividade.
No dia 1º de Fevereiro de 2013, a Secretaria de Turismo recebeu Roque Eduardo Cruz, representando Marco Antonio Pellegrini, Secretário Adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que participou de reunião onde foram estabelecidas algumas estratégias e metas para o início do programa.
Neste sábado, 02 março, uma equipe da Setur vistoriou as cadeiras anfíbias, que posteriormente foram levadas para praia, onde foi realizado o primeiro treinamento para capacitar os monitores voluntário. A praia do Perequê Açu foi escolhida para receber a ação piloto do programa, que vai levar turismo e lazer com dignidade aos portadores de mobilidade reduzida em Ubatuba. Segundo a Secretaria de Turismo nas próximas semanas as cadeiras já serão liberadas para uso da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário