quinta-feira, 11 de abril de 2013

Antibióticos


Fonte ACIU 
Texto: João Marcelo Leite (*)

Antibióticos são substâncias produzidas a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos (produzidos em laboratório farmacêutico).

A finalidade do antibiótico é combater os microrganismos causadores de infecção no homem. O uso indiscriminado e sem orientação e acompanhamento médico, pode ser prejudicial a saúde. A posologia, a quantidade e o horário desses medicamentos, se não forem respeitados, favorecem o aparecimento de cepas (micro-organismos) resistentes, podendo se tornar letais para o homem, pois seria preciso cada vez mais tomar novos antibióticos, deixando esses micro-organismos mais potentes frente a mesma infecção.

Atualmente existem diversos tipos de antibióticos potentes contra diversos tipos de doenças. O primeiro antibiótico foi desenvolvido pelo pesquisador inglês Alexandre Fleming.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou nova norma para a venda de antibiótico no país. A RDC nº 20/2011.

A dispensação com a retenção da receita continua valendo. Agora a primeira via do receituário ficará com o paciente e a segunda via será retida na farmácia. O médico prescritor deverá informar também a idade e o sexo do paciente no receituário.
 
 As receitas para antibióticos passam a ter a validade de 10 dias a partir da data de emissão e a primeira via pode ser usada mais de uma vez, (em tratamentos prolongados, dentro de um prazo máximo de 90 dias da emissão da receita), desde que para essa regra, o médico especifique que se trata de um medicamento de (USO CONTÍNUO). A quantidade adquirida para ser utilizada pelo paciente a cada 30 dias.

(*) João Marcelo Leite -CRF-SP 28741 éFarmacêutico - Bioquímico

Nenhum comentário:

Postar um comentário