domingo, 5 de maio de 2013

Mais Sobre a Responsabilidade dos Cidadãos

Texto: Elias Penteado Leopoldo Guerra

Esta matéria merece uma leitura muito cuidadosa e uma profunda reflexão por parte das pessoas realmente honestas, socialmente responsáveis, pois, sem qualquer partidarismo político, é feita uma análise realista da nossa sociedade em Ubatuba, enfatizando a responsabilidade de cada um.

A não participação, a omissão , o deixar que outros se exponham, assuma riscos e o ônus de propor soluções para os problemas que afetam a todos, indistintamente, não ó só imoral, mas é principalmente cumplicidade com a situação calamitosa que atinge a todos.

A nossa Constituição Federal é clara, definindo que o poder é de todo o povo e está assim estabelecido em seu artigo 5º, os Direitos inalienáveis de todos os cidadãos, mas o que as pessoas deixam de ter consciência é que para cada Direito garantido a cada cidadão, também existe o correspondente DEVER a ser cumprido para que moralmente a pessoa possa se considerar legitimamente titular de Direitos.

A corrupção, que não só inclui o desvios de dinheiros público para interesses particulares, mas também uso indevido do poder , que não é absolutamente do agente publico, seja este um servidor público concursado, de qualquer natureza, como, e principalmente, pelo agente, servidor público, ELEITO pelo povo, que recebe uma procuração, um mandato, do povo para cumprir a Lei e defender os interesses deste mesmo povo.

Um dos maiores homens públicos dos Estados Unidos e do Mundo, Abraham Lincoln, disse, com muita razão e clareza: "SÓ TEM DIREITO DE CRITICAR AQUELE QUE PRETENDE AJUDAR", ou seja, só tem Direito de criticar e reclamar aquelas pessoas que estão assumindo sua responsabilidade com a sociedade, como cidadão, assumindo a atitude e tomando as ações, quaisquer que sejam. necessárias, em conjunto com outros, para fazer com que a Lei e a sociedade sejam respeitadas e que aquele que violar os Direitos dos demais e não cumprir suas responsabilidades deva ser devidamente punido e sofra as consequências de seus atos.

Como AJUDAR? Não se espera que ninguém se exponha a atos isolados de heroísmo, pois não produzem resultados. AJUDAR é estar junto, ESTAR UNIDOS; uma associação, um conselho, um grupo pode ser indestrutível e não expõe ninguém isoladamente a represálias e obtém assim resultados. O que se espera é que as pessoas se unam e assim tenham mais força; um bebê consegue sozinho quebrar um gravetinho, mas nem um forte atleta consegue quebrar um maço de gravetinhos.

Ajudar é, pois se unir, pois vejam os resultados que se conseguem quando se está unido:
 

 

Um comentário:

  1. parabéns pela matéria, só gostaria de poder ajudar denunciando que fui pedir ao prefeito a tranparencia nos salarios dos servidores e ele me pediu para falar com o dudu

    ResponderExcluir