segunda-feira, 13 de maio de 2013

TAMAR Está Com Diversas Atrações no Mês ded Maio

Fonte: ICMBio

O Projeto Tamar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza programação especial durante todo o mês de maio na base de Ubatuba (SP). As novidades começam neste domingo (12), Dia das Mães. A mamãe que visitar o Tamar com o filho ganhará de presente entrada gratuita.

Já entre 13 e 19, o Tamar participará da 11ª Semana dos Museus. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, e terá como tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”.

Também durante essa semana, no Espaço Infantil, a partir das 15h, as crianças poderão se divertir com brincadeiras e jogos educativos que estimulam o cuidado com as tartarugas e o mar. O Cine Tamar exibirá “Nossos Sonhos não Envelhecem”, às 17h. A película mostra como o Tamar conseguiu transformar antigos hábitos predatórios das comunidades costeiras. No dia 16, às 16h30, o pescador Passarinho, que mudou seus hábitos em prol da conservação das tartarugas marinhas, vai contar aos visitantes a sua história.

Dança

No dia 17, haverá a IV Noite Flamenco Árabe com apresentações de coreografias já premiadas em festivais de dança: clássicos espanhóis e flamencos, além de dança do ventre em variados estilos. No dia 18, será a Noite Clássica Tradicional, com exibição de pequeninas bailarinas de três anos de idade, juntamente com premiadas bailarinas que farão um passeio pelo jazz. Nesses dois dias, haverá também apresentação do grupo de dança de Gisela Papadopoulos com mais de 30 bailarinas, no Casco Acústico do Tamar.

No dia 25, às 20h30, o músico e violonista Rafael Altro irá comemorar no Tamar seus 25 anos de carreira oferecendo ao público muita música popular brasileira. Em seu repertório, além das músicas de seu CD autoral, lançado em 2012, Rafael apresentará músicas de João Pernambuco, Dilermando Reis, Ary Barroso, Waldir Azevedo, entre outros, mostrando ao público diversos ritmos brasileiros como samba, choro, baião e bossa-nova.

Essa é uma oportunidade para o público de Ubatuba e os visitantes do Tamar prestigiar o cantor que participará em julho de um concerto no XVI Festival Internacional de Guitarra de Villa de Petrer, em Alicante, na Espanha. Em sua passagem pelo país, ele se apresentará também em Madrid.

Semana da Mata Atlântica


De 27 a 29 de maio, as escolas que visitarem o Tamar participarão das atividades especiais da Semana da Mata Atlântica, iniciativa que integra a programação do 4º Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar, promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba e parceiros.

Da mesma forma, as crianças que visitarem o Tamar no feriadão de Corpus Christi (30 e 31 de maio poderão, a partir das 15h, participar do “Brincando com a Galera da Praia: A Mata Atlântica e as Tartarugas Marinhas”. Para o feriado, haverá também atividades infantis, teatro e música.

Ainda durante todo este mês de maio, o Tamar de Ubatuba apresenta a exposição Mar e Música, com quadros do artista plástico Eduardo Rodrigues, no Espaço de Exposição do Tamar.

As visitas ao Tamar são sempre acompanhadas por um monitor treinado. Os visitantes podem acompanhar a Hora do Gelo, às 13h, participar da Alimentação Interativa das tartarugas, às 16h, além de contemplar quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, inclusive no visor subaquático. As crianças também têm diversão extra garantida nos parquinhos e no espaço infantil coberto.

Tamar

O Projeto Tamar é uma iniciativa do Centro Nacional de Pesqisa e Conseração das Tartarugas Marinhas (Tamar), centro especializado do ICMBio. Tem sede nacional na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. O projeto é mantido com recursos do Instituto Chico Mendes; da Petrobras, por meio do Programa Petrobrás Ambiental; e do Bradesco, além da venda de serviços e produtos através de pontos instalados nos centros de visitantes, aeroportos, shoppings e lojas em áreas comerciais de algumas cidades.

Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas. A base do Tamar na cidade fica localizada na Rua Antonio Athanasio da Silva, 273, e funciona no período letivo durante toda a semana, com exceção das quartas (fechado para manutenção), no horário das 10 às 18 horas. Feriado, sexta-feira e sábado das 10 às 20 horas.

Mais informações: (12) 3832-6202 e 3832-7014 e no site do Tamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário