quarta-feira, 12 de junho de 2013

Secretário de Esportes de Ubatuba Assume Ser Incompetente

Texto: Marcos Leopoldo Guerra
O Secretário de Esportes de Ubatuba, José Carlos Savioli Papp, ocupou ontem, 11 de junho de 2013, a Tribuna Popular da Câmara de Ubatuba para confessar publicamente sua incompetência para a função pública e seu descaso com a população que o remunera.

É de conhecimento público a revolta dos usuários da piscina pública no que se refere à falta de aquecimento da água.  Após muita reclamação e muito desgaste político para o não menos incompetente, negligente e omisso, até então prefeito Moromizato, Papp desceu do seu pedestal imaginário e falou publicamente sobre o assunto.

Através de frases desconexas Papp pretendeu esclarecer a população sobre as causas da demora na correção dos problemas dos aquecedores, porém, na realidade, Papp apenas comprovou o que a população esclarecida de Ubatuba já havia percebido, ou seja Papp confessou não ter a menor capacidade para exercer um cargo público. Segundo Papp a piscina pública possui quatro aquecedores sendo que quando ele assumiu, em 01 de janeiro de 2013, a Secretaria três estavam quebrados. Em 15 de março o extremamente ocupado Papp descobriu que a piscina não era um pinguinário e solicitou o conserto dos mesmos. Papp salientou que os processos de compra no setor público são extremamente demorados e sendo assim somente em 15 de maio houve a entrega dos aquecedores que já estão em pleno funcionamento. Obviamente que Papp não perdeu a oportunidade para culpar a administração anterior pela quebra dos aquecedores.

A falta de lógica no raciocínio de Papp só não é maior que sua incompetência, senão vejamos: Papp afirma ter constatado ao assumir a secretaria de esportes, em 01 de janeiro de 2013, que três dos quatro aquecedores não funcionavam. Somente em 15 de março, ou seja, passados mais de 70 dias, Papp resolve tomar uma providência efetiva e concreta, solicitando o conserto ou a compra de novos aparelhos. É possível através das declarações de Papp concluir que para ele um prazo de 60 dias é extremamente elevado, haja vista que o mesmo afirmou que os processos de compras públicas são muito lentos e foi esse exatamente o prazo que decorreu entre a solicitação em 15 de março à entrega dos aquecedores ocorrida em 15 de maio.

Regras e conceitos devem ser válidos para todos que se encontrem em situação semelhante. No caso concreto se Papp considera como elevado o prazo de 60 dias para a efetivação de uma compra pública, o mesmo prazo deve ser considerado para ele próprio, ou seja como é possível Papp se considerar competente e eficiente se o mesmo, apesar de ter plena consciência da burocracia vinculada a compra de produtos e serviços pela Municipalidade, demorou mais de 70 dias para tomar uma atitude no sentido de resolver o problema?

Até prova em contrário as estações do ano não foram inventadas pelo PSDB e muito menos pelo ex-prefeito Eduardo de Souza Cesar. Do mesmo modo o fato dos aquecedores não serem necessários no verão não é justificativa suficiente para postergar a solução do problema. Planejamento é a base da competência e da eficiência. Cabe por fim ressaltar que as constatações sobre as condições dos equipamentos e instalações municipais deveriam ter sido alvo de atenção no período de transição. Moromizato precisa perceber que Ubatuba não é a Mauriciolândia, terra onde incomPTentes saltitantes, felizes e de mãos dadas gastam o dinheiro público de modo irresponsável afirmando que tudo vai brilhar!

Um comentário:

  1. Sobre as piscinas, pode-se falar da demissão dos professores no inicio deste ano. O piso salarial estava abaixo dos professores de Educação física, cobertura e aquecimento inadequados. Criançada ficando doente. A solução encontrada: demitir aqueles que estavam chamando a atenção do Papp e do Mauricio para legalizar a situação destes funcionarios. Ficaram os piores e os"vendidos" e estes calaram a boca sobre as pessimas condições que as piscinas estão.

    ResponderExcluir